Topo

Esse conteúdo é antigo

Fortes chuvas provocam alagamentos e deslizamentos em Salvador

Do UOL, em São Paulo

26/11/2019 12h23

As fortes chuvas que atingem Salvador desde ontem causaram alagamentos em algumas das principais vias da cidade nesta manhã. De acordo com a prefeitura, choveu 170 mm nas últimas três horas, o esperado para todo o mês de novembro.

Segundo a Defesa Civil de Salvador (Codesal), 128 ocorrências haviam sido registradas até às 11h: foram oito alagamentos de área, 42 alagamentos de imóveis, sete ameaças de desabamento, 13 ameaças de deslizamento, duas árvores caídas, três desabamentos de imóveis, sete deslizamentos de muro, quatro desabamentos parciais, 40 deslizamentos de terra, um destelhamento de imóvel e uma infiltração.

Em caso de emergência, o telefone 199 deve ser acionado.

A Codesal informou que acionou as sirenes de Baixa de Santa Rita, Calabetão, Bom Juá, Vila Picasso, Voluntários da Pátria e Baixa Cacau indicando que os moradores devem deixar suas casas e se dirigirem ao local de acolhimento.

As sirenes são acionadas quando o volume de chuvas acumulado em determinada região ultrapassa a 150 mm.

A presença de nebulosidade e a ocorrência de chuva na capital baiana estão associadas a uma frente fria que avança pelo leste da Bahia. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a previsão para hoje é de céu nublado e encoberto com pancadas de chuva e trovoadas isoladas. As temperaturas variam entre 24º C e 29º C.