Topo

Esse conteúdo é antigo

Explosão de churrasqueira em festa de funcionários deixa 10 feridos

Daniel Leite

Colaboração para o UOL, em Juiz de Fora (MG)

22/12/2019 13h10Atualizada em 22/12/2019 17h00

Resumo da notícia

  • Funcionários de fábrica de doce em Vargem Alta (ES) faziam churrasco de confraternização
  • Fogo ficou baixo e funcionário tentou reacender
  • Galão de álcool usado para isso explodiu; seis continuam internados

Ao menos 10 pessoas ficaram feridas, seis em estado grave, com a explosão de uma churrasqueira em Vargem Alta (ES). O acidente aconteceu durante festa de confraternização de funcionários de uma fábrica de doce, na zona rural do município, a 128 km de Vitória, na noite da última sexta-feira.

De acordo com Jailton José Pessin, dono da empresa, cerca de 20 funcionários participavam da confraternização. Ele estava dentro da fábrica quando ouviu a explosão. "O rapaz que estava ajudando no churrasco usou um álcool que ele usa para esquentar o almoço dele na marmita. Foi tudo muito rápido, questão de segundos".

Pessin disse que está acompanhando os atendimentos, inclusive pagando hotel para familiares. Segundo o Corpo de Bombeiros do Espírito Santo, a corporação não atendeu a ocorrência. O proprietário da firma disse ao UOL que utilizou carros da empresa e chamou ambulâncias da prefeitura para prestar o socorro aos dez feridos porque a unidade de bombeiros mais próxima fica a 30 km do local.

De acordo com a secretária municipal de Saúde de Vargem Alta, Ana Ignês Cereza, dos 10 atingidos pela explosão, seis permanecem internados no hospital Jayme Santos Neves, especializado em queimaduras, na cidade de Serra, na Grande Vitória.

Galão foi usado para reacender fogo

Lilia Menassa, filha de uma das trabalhadoras que estavam no churrasco, disse que fogo diminuiu e tentaram aumentar com álcool. "Eles estavam fazendo churrasco de confraternização no último dia de trabalho na empresa e, aparentemente, a churrasqueira tinha apagado. Um amigo deles pegou um galão com álcool para reacender a churrasqueira. Ele não viu que tinha brasa, fogo. O fogo atingiu o galão de álcool e explodiu".

A mãe de Lilia, Edna Menassa, 47, trabalha no setor de embalagem dos doces da fábrica. Lilia conta que Edna não participou da tentativa de reacender a churrasqueira, mas, como estava perto, foi atingida no rosto e não há previsão de quando sairá do hospital. Uma prima de Lilia também teve queimaduras e precisou de atendimento médico.

Não use álcool líquido em churrasqueiras

Churrasqueiras precisam ser manuseadas com cuidado e produtos corretos. A principal dica é nunca usar líquidos inflamáveis, entre eles, álcool, solventes e similares.

"Por isso que existe álcool gel. Ele foi criado para evitar acidentes, tanto em churrasqueira como outros acidentes domésticos. O álcool gel tem uma combustão menor, é mais diluído, e não tem a explosão do álcool comum", orienta o subtenente Paulo Estevam, do Corpo de Bombeiros de Minas Gerais.