Topo

Esse conteúdo é antigo

Deslizamento derruba casas em Osasco depois de forte chuva; veja o vídeo

Do UOL, em São Paulo

10/02/2020 10h42Atualizada em 10/02/2020 15h10

A chuva intensa que atinge São Paulo e região desde a noite de domingo causou um deslizamento no Morro de Socó, em Osasco.

Vídeo compartilhado nas redes sociais mostra o momento em que a terra vem abaixo na manhã de hoje. As imagens mostram o desespero dos moradores.

Segundo o 18º Grupamento de Bombeiros, que atende à ocorrência, não houve vítimas. Uma equipe de bombeiros está no local para retirar pessoas das casas que ficam no entorno.

Em entrevista à TV Globo, o prefeito de Osasco, Rogério Lins, afirmou que vai disponibilizar locais para abrigar as pessoas que tiveram suas casas afetadas pela chuva e afirmou que está trabalhando com o governo estadual para solucionar os problemas.

Chuva em SP: carros boiando, deslizamento, resgate com helicóptero e mais

Do UOL, em São Paulo

Região foi a mais afetada

O Morro do Socó fica no limite entre os municípios de Osasco e Barueri. Segundo o meteorologista Marcelo Schneider, do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), a região de Barueri foi a mais afetada pelas chuvas, com 141,2 milímetros por volta das 9h. Em São Paulo havia chovido 113 milímetro no mesmo horário, quase metade do esperado para o mês de fevereiro inteiro.

"A previsão é de que chova mais 20 milímetros hoje", espera Schneider. "A chuva se manterá firme até o início da tarde, quando começa a diminuir aos poucos. Ela continuará de fraca a moderada ao longo do dia com chuvisco à noite."

Deslizamentos preocupam

Embora as precipitações devam diminuir a partir de agora, a preocupação dos meteorologistas é com os deslizamentos.

"O problema são as encostas, principalmente no litoral e na região oeste de São Paulo", afirma Schneider. "O solo já vinha encharcado em razão dos últimos dias."

De acordo com o meteorologista Olívio Bahia, também do Inmet, o risco é grande porque as cidades têm dificuldade para escoar o volume de água que caiu em tão pouco tempo no estado.

Errata: este conteúdo foi atualizado
Diferentemente do que informou a matéria, o deslizamento não ocorreu no Parque Imperial, que fica em Barueri. A informação foi corrigida.