Topo

Esse conteúdo é antigo

Chuva e xixi no chão: mãe relata filha esquecida por 3h em ônibus escolar

Mãe diz que filha de três anos foi esquecida por mais de três horas em ônibus escolar em Cajamar, na Grande São Paulo - Reprodução/Facebook
Mãe diz que filha de três anos foi esquecida por mais de três horas em ônibus escolar em Cajamar, na Grande São Paulo Imagem: Reprodução/Facebook

Juliana Arreguy

Do UOL, em São Paulo

14/02/2020 20h08Atualizada em 20/07/2022 21h41

Resumo da notícia

  • Criança de três anos teria ficado 3h sozinha dentro de ônibus escolar da rede municipal, diz a mãe
  • Monitora alega não ter visto a menina no fundo do veículo antes de desembarcar
  • Mãe conta que menina desidratou após o episódio e ficou traumatizada
  • Prefeitura afirmou prestar auxílio à família e diz que monitora e motorista foram demitidos

Uma criança de três anos passou ao menos três horas sozinha em um ônibus escolar da rede municipal, em Cajamar, na Grande São Paulo, segundo relato publicado pela mãe em redes sociais. Karina Moratore disse que a filha ficou trancada sozinha no ônibus, estacionado na rua, "sem água, sem comida, sem assistência, sem ninguém". A Prefeitura afirmou que os funcionários envolvidos foram demitidos e que colocou todos os serviços públicos à disposição da garota e da família.

O caso ocorreu nesta segunda-feira. Karina divulgou em rede social que, quando o ônibus retornou da escola, a monitora que acompanha as crianças teria descido relatando "um erro grave, muito grave" com a criança. A garota dormiu durante o trajeto até a escola e, no desembarque dos alunos, foi esquecida tanto pela funcionária quanto pelo motorista dentro do veículo.

A criança embarcou às 7h03 da manhã e teria seguido direto para o fundo do veículo. A mãe contou ter observado a monitora afivelar o cinto da menina antes que o ônibus arrancasse. O ônibus retornou às 11h43. A garota vestia uma roupa diferente e estava com a calcinha trocada.

"Quero entender o que houve nessas cinco horas que minha filha saiu de casa e não chegou até a escola", escreveu Karina. "Por que não a levaram até a escola quando foi encontrada? Por que não me ligaram?"

Criança diz ter acordado sozinha

A monitora teria dito à mãe que a menina só foi vista por volta de 10h. Karina contou ter recebido uma resposta vaga após ter perguntado o motivo pelo qual não a procuraram quando perceberam que a criança não foi para a aula.

Quando questionou a filha sobre o caso, ouviu da menina que não havia ninguém no ônibus com ela e que o veículo estava estacionado na rua, em dia de forte chuva na cidade. Ela disse ter acordado sozinha, suando e com calor, ainda com o cinto de segurança atado. Com vontade de ir ao banheiro, tirou a roupa e fez xixi no chão do veículo.

"Ela ficou com desidratação. Levamos ela ao médico, fizemos exames físicos", disse Karina.

A mãe acrescentou que a monitora disse ter fornecido café da manhã para a criança. A menina, por outro lado, contou ter recebido um "pão puro" do motorista quando ele entrou no ônibus e a encontrou.

Prefeitura cita demissão de funcionários

Em nota enviada ao UOL, a Prefeitura de Cajamar afirmou ter notificado a empresa responsável pelo transporte escolar e que tanto monitora quanto motorista foram demitidos.

"Essa empresa presta serviço em toda a rede de ensino do município de Cajamar. As duas pessoas foram demitidas, mas isso não apaga o trauma da minha filha", lamentou a mãe. Ela observou que a garota deve realizar acompanhamento psicológico.

Segundo a Prefeitura, a empresa informou ter realizado uma reunião com todos os envolvidos no transporte escolar para evitar novos incidentes.

"A Prefeitura de Cajamar vem a público informar que, imediatamente ao tomar conhecimento do ocorrido, acionou todos os possíveis envolvidos para apurar e responsabilizar os culpados. Mesmo sabendo da importância de realizar um controle minucioso de entrada e saída das crianças no veículo, a monitora e o motorista alegam que não viram a criança dormindo no banco. Após essa situação inadmissível, a Prefeitura notificou a empresa de transporte escolar que, imediatamente demitiu os dois funcionários.

A empresa ainda informou que após este fato lamentável, foi realizada uma reunião com todos os monitores e motoristas das linhas para reforçar a importância da conferência de todos os alunos no transporte para garantir que jamais ocorra outro fato como este.

A Administração está tomando as providências cabíveis e, junto aos pais, colocou à disposição todos os serviços públicos, inclusive na área da saúde, sendo que a criança já iniciou acompanhamento com psicólogo", diz a íntegra da nota.

Chuva forte

Cajamar registrou o maior período de chuva da história da cidade nesta segunda-feira.

Segundo a própria Prefeitura, em material divulgado no site oficial, o volume de água foi de 185mm entre 19h de domingo e 19h de segunda. Na publicação, a Administração afirma se tratar de "um número extremamente elevado em um período tão curto de tempo."

Não houve vítimas de acidentes em decorrência da chuva, ainda segundo a Prefeitura.