Topo

Esse conteúdo é antigo

BA: PMs são presos após serem filmados agredindo suspeitos com madeira

Alexandre Santos

Colaboração para o UOL, em Salvador

05/03/2020 21h52Atualizada em 07/03/2020 15h27

Quatro policiais militares foram presos hoje após serem filmados agredindo sete homens e um adolescente em uma abordagem realizada ontem à noite, no bairro da Liberdade, periferia de Salvador. Os agentes, que não tiveram seus nomes divulgados, alegaram que foram ao local checar uma suposta denúncia de tráfico de drogas. Os profissionais eram lotados na 37ª CIPM (Companhia Independente da Polícia Militar) — responsável pelo policiamento da região.

Um vídeo que circula nas redes sociais mostra ao menos dois dos três militares que aparecem nas imagens agindo com violência durante a abordagem, ocorrida numa viela da rua Tupy Caldas, local conhecido como Estica. Um deles usa um pedaço de madeira para bater na palma das mãos de dois rapazes.

"Vá se foder, maconheiro!", diz o agente, ao desferir os golpes e mandar um homem calar a boca. Enquanto prossegue com as agressões, ele é incentivado por um dos colegas que dá cobertura e observa se há moradores nas janelas das casas ao redor. "Dá mais nele!", diz o militar. Um terceiro PM usa um objeto não identificado para bater nos braços de um dos jovens. Os alvos das agressões reagem com gritos a cada paulada recebida.

Os sete suspeitos chegaram a ser conduzidos para uma delegacia, mas acabaram liberados depois de serem ouvidos.

Autuados em flagrante

Procurada pelo UOL, a PM-BA não informou se os agentes serão expulsos ou responderão a algum processo administrativo. Em nota, a assessoria da PM disse apenas que os militares foram autuados em flagrante na Corregedoria da corporação.

Após prestarem depoimento, eles foram encaminhados para a CCP (Coordenadoria de Custódia Provisória), onde estão à disposição da Justiça.

"A PMBA reitera que abusos policiais não serão tolerados por parte de qualquer integrante da corporação e todas as denúncias serão rigorosamente apuradas", prossegue o texto.

Até a publicação da reportagem, o UOL não havia conseguido localizar os advogados dos quatro PMs envolvidos no caso.

Deputado que chamou PMs de "bunda mole" divulgou vídeo

O vídeo em que os PMs são flagrados na abordagem truculenta foi divulgado pelo cantor e deputado federal Igor Kannário (DEM-BA).

Autointitulado "Príncipe do Gueto", por se considerar um representante do povo da favela, ele coleciona uma série de embates com a Polícia Militar baiana.

Kannário já foi preso diversas vezes por porte de maconha, dirigir sem CNH (Carteira Nacional de Habilitação), além de protagonizar reiterados ataques públicos à PM, a quem acusa de persegui-lo e de supostamente agredir o público que o acompanha.

A polêmica mais recente aconteceu no Carnaval deste ano, quando o cantor pediu que foliões vaiassem policiais militares e os chamou de "agressores" e "bunda mole". O episódio ocorreu durante desfile de seu trio elétrico no circuito do Campo Grande.

"Venha me bater aqui em cima [do trio], seu bunda mole", disse Kannário naquela ocasião.

"Se acontecer alguma coisa comigo, quem mandou me matar foi alguém da Polícia Militar", afirmou.

Um dia depois das declarações do cantor-parlamentar, o governador Rui Costa (PT) entrou com uma representação no MP (Ministério Público) estadual contra os ataques dirigidos à PM. O órgão, no entanto, ainda não adotou nenhuma medida em relação ao caso.

Padrinho político de Kannário e presidente nacional do Democratas, o prefeito de Salvador, ACM Neto, disse que não puniria o cantor por entender que o episódio não tem relação com sua atividade político-partidária.

Hoje, na publicação em que compartilhou o vídeo da agressão dos policiais militares, Kannário criticou "os caras que abusam da farda e da autoridade".

Ele, no entanto, pediu desculpas pelo que falou sobre a PM no Carnaval.

"Eu sei que errei, sou homem pra assumir meus atos em qualquer situação. Pois não devemos generalizar", escreveu Kannário, que foi eleito em 2018 para a Câmara de Deputados.

À época, ele obteve 52.472 votos numa coligação que envolveu o seu antigo partido, o PHS, e o PSL, ex-sigla do presidente Jair Bolsonaro (atualmente sem legenda).

Antes, Kannário foi vereador de Salvador entre 2017 e 2019.