Topo

Esse conteúdo é antigo

Salvador decreta situação de emergência e fecha shoppings por coronavírus

ACM Neto decreta situação de emergência em Salvador e o fechamento de shoppings e pontos turísticos  - Valter Pontes/Secom
ACM Neto decreta situação de emergência em Salvador e o fechamento de shoppings e pontos turísticos Imagem: Valter Pontes/Secom

Do UOL, em São Paulo

18/03/2020 18h12

O prefeito de Salvador ACM Neto (DEM-BA) decretou situação de emergência na cidade, onde poderão ser comprados insumos e equipamentos sem licitação. Além da medida, Neto também determinou o fechamento de shoppings a partir do próximo sábado (21) para conter o avanço do surto de coronavírus.

"Avaliamos a possibilidade de redução da jornada de trabalho dos shoppings, mas entendemos que agora a medida tem que ser mais dura e a decisão é de fechamento completo de todos os shoppings e centros comerciais. Essa medida tem a concordância dos dirigentes desses estabelecimentos e dos lojistas", anunciou ACM Neto.

O prefeito também anunciou que haverá fiscalização da prefeitura para o cumprimento de medidas após o decreto que determinou o fechamento de escolas, universidades, academias, parques e espaços culturais.

O Mercado Modelo e o Elevador Lacerda, importantes pontos turísticos da cidade, também terão suas atividades interrompidas por tempo indeterminado a partir de sábado. Outros órgãos do poder municipal também terão seu funcionamento interrompido, mantendo apenas operantes órgãos de saúde e espaços geridos pela Secretaria de Promoção Social e Combate à Pobreza (Sempre).

"Se houver pendências de cidadãos nesses órgãos de atendimento com vinculação de prazos, esses prazos também serão suspensos para que ninguém seja penalizado. Além disso, algumas repartições também terão funcionamento parcial, com a dispensa temporária de colaboradores, e os estagiários estão dispensados de ir ao trabalho", acrescentou ACM Neto.