#SCNãoQuerMorrer: atos pelo fim do isolamento geram protestos nos estados
Estimulados pelo discurso oficial do presidente Jair Bolsonaro (sem partido), carreatas e buzinaços ocorreram ontem e hoje em diversos estados do Brasil pleiteando a reabertura de estabelecimentos comerciais e o fim da quarentena adotados para combater a disseminação da covid-19, causada pelo novo coronavírus no país. Além das manifestações já sediadas em cidades como São Paulo (SP), Florianópolis (SC), Curitiba (PR), Porto Alegre (RS), novos atos estão marcados para o final de semana.
Em Santa Catarina, houve carreta para comemorar a retomada parcial do comércio e de atividades não essenciais no estado, anunciada na quinta-feira (26) pelo governador Carlos Moisés (PSL). Horas depois, moradores de Balneário Camboriú saíram às ruas em carreata. Em Florianópolis, também houve buzinaço em apoio à decisão.
A medida, que prevê a reabertura do comércio a partir da próxima quarta-feira (1º), também inspirou a criação da hashtag #SCNãoQuerMorrer, um dos assuntos de ontem (27) no Twitter. Santa Catarina foi o primeiro estado brasileiro a decretar situação de emergência, com comércio fechado desde 18 de março.
Gean Loureiro (DEM), prefeito de Florianópolis, acrescentou um novo ingrediente à polêmica ao decretar, ontem (27) à tarde, mais sete dias de quarentena a partir da próxima quarta-feira (1º). A medida, que prorroga o isolamento até 8 de abril, proíbe o funcionamento de restaurantes, shoppings, academias, cinemas e bares.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.