Coronavírus: Pará e Ceará têm primeiros casos oficiais no sistema prisional
Pará e Ceará foram os primeiros estados do país a confirmarem oficialmente que presos foram infectados por coronavírus em seus respectivos sistemas penitenciários.
A informação a respeito do Pará consta no painel de acompanhamento de casos de covid-19, a doença provocada pelo novo coronavírus, criado pelo Depen (Departamento Penitenciário Nacional), órgão subordinado ao Ministério da Justiça e da Segurança Pública.
Já no caso do Ceará, a informação foi confirmada pelo secretário de administração prisional do estado, Mauro Albuquerque, em reunião do comitê local de combate à pandemia. O detento está detido na Casa de Privação Provisória de Liberdade 6, localizada em Itaitinga, na região metropolitana de Fortaleza.
Ainda de acordo com a base de dados do Depen, existem outros 115 casos suspeitos de contágio no sistema prisional de cinco estados: Minas Gerais (34), Rio Grande do Sul (34), São Paulo (24), Santa Catarina (20) e Acre (3).
"Os presídios mantêm uma grande proporção de pessoas com maior risco de adoecer, como usuários de drogas por exemplo, e o próprio ambiente prisional contribui sobremaneira para a proliferação de doenças", disse ao UOL a ex-juíza federal e advogada Cecilia Melo.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.