Arcebispo emérito da Paraíba morre em Fortaleza com sintomas de covid-19
O arcebispo emérito da Arquidiocese da Paraíba dom Aldo di Cillo Pagotto, de 70 anos, morreu hoje em Fortaleza. O religioso estava internado na UTI de um hospital particular com um quadro grave de insuficiência respiratória semelhante à de pacientes com covid-19.
O Ceará é um dos Estados brasileiros mais afetados pelo novo coronavírus. Dados recente da Secretaria de Saúde local informaram que o Estado ultrapassou a marca de 100 óbitos, chegando a 107 vítimas fatais, e tem ao todo 2.005 casos confirmados da infecção.
Segundo fontes da Arquidiocese de Fortaleza ouvidas pelo UOL, onde dom Aldo morava há quatro anos, o religioso estava em tratamento contra um câncer no pulmão e outro no fígado. Ele já havia lutado, em 2017, contra tumores malignos na próstata e no intestino grosso.
Enquadrado no grupo de risco ao novo coronavírus, o bispo foi internado em meados de março, um mês após ter sido submetido a um transplante de medula.
"Ele celebrava na Paróquia São Vicente e no santuário de adoração perpétua da Paróquia São Benedito, e também atendia confissões. Como estava debilitado os padres preferiram colocá-lo no hospital para protegê-lo", contou uma funcionária da igreja cearense.
Procurada pelo UOL, a Secretaria de Saúde do Ceará não respondeu sobre as suspeitas do ex-arcebispo ter sido vítima de covid-19.
Em nota, a Arquidiocese da Paraíba lamentou a morte de dom Aldo. "Neste momento de luto, nos solidarizamos com os familiares e irmãos da congregação do Santíssimo Sacramento, da qual ele fazia parte. Assim que possível, traremos informações sobre o velório e sepultamento do nosso arcebispo emérito", diz o comunicado.
Dom Aldo era paulista da cidade de Santa Bárbara do Oeste, nascido no dia 16 de setembro de 1949. Cursou filosofia e teologia no Seminário Diocesano Nossa Senhora do Rosário, em Caratinga e no Seminário São Pio X, ambos em Minas Gerais, com Padres Sacramentinos.
Foi ordenado padre no dia 7 de dezembro de 1977 e sagrado bispo no dia 31 de outubro de 1997, por dom Cláudio Hummes, então arcebispo de Fortaleza. Governou a Diocese Sobral (CE) como coadjutor entre 1997 e 1998, depois assumindo como bispo titular, onde ficou até 2004. Foi arcebispo da Paraíba de 2004 a 2016.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.