Topo

Esse conteúdo é antigo

São Sebastião, em SP, anuncia liberação de praias para prática de esportes

Segundo prefeito, flexibilização é fruto do sucesso nas medidas de isolamento adotadas - diegograndi/Getty Images/iStockphoto
Segundo prefeito, flexibilização é fruto do sucesso nas medidas de isolamento adotadas Imagem: diegograndi/Getty Images/iStockphoto

Do UOL, em São Paulo

12/05/2020 13h49

A cidade de São Sebastião deve começar em breve a flexibilizar o uso de praias para a prática de esportes individuais durante a pandemia do novo coronavírus. A informação foi divulgada ontem pelo prefeito Felipe Augusto durante transmissão nas redes sociais.´

A decisão, segundo ele, é fruto dos bons resultados alcançados por medidas de isolamento. Dados apresentados ontem pela prefeitura informam que a média de isolamento no último final de semana foi de 67%, perto da meta estipulada pelo governo de São Paulo e pela Organização Mundial da Saúde, que é de 70%. Durante a semana, a média municipal foi de 64%.

Até as 18h de ontem, São Sebastião contabilizava 209 casos do novo coronavírus, com dois óbitos. Os dados pesaram para que a prefeitura liberasse a prática de esportes individuais nas praias, como corrida, surfe, stand up paddle e caiaque, entre segunda e quinta-feira.

"Nós fizemos uma série de discussões internas com nosso comitê de enfrentamento, e eu vou pedir a colaboração de nossos atletas, praticantes de esportes, para que se atentem às regras", explicou Felipe Augusto, que complementou:

"Nós vamos flexibilizar a utilização das praias (...). Vamos flexibilizar as praias para que você possa praticar seu esporte individualmente. Não é a turma do futebol, não é para pegar a cadeirinha, não é para ter aglomeração."

Segundo Augusto, a presença de guarda-sol nas praias permanece vetada, e a presença em situações coletivas segue sujeita a orientações e remoções. Para o prefeito, as medidas só são possíveis diante da resposta positiva dos cuidados com saúde.

"A cidade de São Sebastião tem retaguarda de saúde, tem Unidade de Pronto Atendimento voltada para a questão da covid, tem a UTI respiratória, tem equipamento, tem um baixo número de casos, e os óbitos a gente estancou ao longo de dois meses. São 56 dias de enfrentamento, e o nosso número de óbitos está estancado, está esmagado", celebrou Augusto. "Nenhuma cidade conseguiu segurar tanto isso aí, e com alto índice de isolamento social."