Topo

Esse conteúdo é antigo

SP: Prefeito de São Sebastião diz que megaferiado é "sacanagem" com cidade

DO UOL, em São Paulo

19/05/2020 12h33

O prefeito de São Sebastião, Felipe Augusto, disse que o "megaferiado" na cidade de São Paulo nesta semana é uma "sacanagem" e pode prejudicar as medidas da cidade em relação ao combate à disseminação do novo coronavírus.

Prevendo o deslocamento de turistas com a antecipação das datas, o prefeito falou em "irresponsabilidade do governo" antes mesmo da confirmação. Hoje, o prefeito da capital, Bruno Covas (PSDB), decretou a antecipação do Corpus Christi e Dia da Consciência Negra para amanhã e quinta, sendo que sexta será ponto facultativo.

"Se houver a decretação desse 'megaferiado', é uma irresponsabilidade do governo conosco", disse, referindo-se ao governo do Estado, que também busca a antecipação do feriado estadual de 9 de julho para a próxima segunda-feira.

"É sacanagem. Um megaferiado em São Paulo, vai ficar todo mundo fechado em casa em São Paulo? Vai dizer que vai ficar na janela olhando?. Brincadeira, vão vir todos para cá", completou.

Em uma live no Facebook, o prefeito ainda falou do esforço de fiscalização nos três feriados celebrados durante a quarentena (Páscoa, Tiradentes e Dia do Trabalho) e disse que tentará, na Justiça, ter o direito de "fechar as fronteiras" da cidade.

"Já pegamos três feriados que foram terríveis na fiscalização. Todo mundo está exausto. Temos duas fronteiras, com Caraguatatuba e Bertioga, que não podem ser fechadas. Amanhã vamos entrar com essa ação (para fiscalizar as entradas da cidade)", disse.

Na última semana, São Sebastião liberou a prática de esportes nas praias da cidade. Porém, a cidade ainda mantém restrições para o combate do novo coronavírus, como a proibição da venda de produtos por ambulantes.

Quando vai ser o feriado?

O feriado vai começar nesta quarta-feira (20). Também será feriado na quinta-feira (21). A sexta-feira (22), segundo o decreto da prefeitura, será ponto facultativo.

O ponto facultativo indica a suspensão do expediente em repartições públicas e é concedido por meio de decreto.

Segunda 25 vai ser feriado?

Oficialmente, ainda não.

O governador João Doria (PSDB) quer antecipar o feriado estadual de 9 de julho, que lembra a Revolução Constitucionalista, para a próxima segunda-feira (25). A Assembleia Legislativa deve votar a mudança na tarde de quinta-feira (21). Hoje, os deputados estaduais analisam o pedido de urgência para avaliação da questão.

Mas membros da Assembleia indicam que o feriado no início da semana que vem pode ser dado como certo. A análise na Casa Legislativa seria mera burocracia.

Quais feriados já foram antecipados?

Na cidade de São Paulo, foram antecipados os feriados de Corpus Christi (que seria celebrado no dia 11 de junho) e da Consciência Negra (20 de novembro).

O ponto facultativo vale para todos?

Não. Segundo o decreto da prefeitura, não será ponto facultativo nas repartições públicas municipais para quem atua em "unidades de saúde, segurança urbana, assistência social e no serviço funerário".

Como fica o rodízio?

Com o feriado, o rodízio de veículos não será aplicado na quarta (20) e na quinta (21).

Apesar de sexta (22) ser ponto facultativo e não feriado, a prefeitura estendeu a liberação do rodízio para o final da semana.

Assim, veículos com placa final 5 (cinco), 6 (seis), 7 (sete), 8 (oito), 9 (nove) e 0 (zero) poderão circular sem restrição pela cidade nesta semana.

A multa para quem desrespeita o rodízio é de R$ 130,16. O condutor também é punido com quatro pontos em sua carteira de habilitação.

Como vai ser o transporte público?

Consultada, a Secretaria de Transporte Metropolitanas disse que Metrô e CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) irão funcionar no mesmo esquema dos últimos dias úteis. Possíveis alterações serão avaliadas amanhã.

A SPTrans, que gerencia os ônibus municipais da capital paulista, também irá manter a mesma quantidade de coletivos nas ruas. Serão 5.991 veículos para atender 1.013 linhas, incluindo as 150 noturnas.

Isolamento

Com as medidas, estado e Prefeitura pretendem melhorar os índices de isolamento, que costumam ser maiores em finais de semana e feriados.

Em dias úteis, o estado oscila entre índices de isolamento de 47% a 48%. Na capital, a taxa costuma variar de 47% a 48% de segunda a sexta-feira e aumenta nos finais de semana.

No último domingo (17), a capital registrou 56% de isolamento social. Autoridades dizem que 70% é o mínimo recomendado para conter o avanço do novo coronavírus.

O Simi (Sistema de Monitoramento Inteligente) do governo de São Paulo mostra que o percentual de isolamento social no estado foi de 54% neste domingo (17).