PUBLICIDADE
Topo

Coronavírus

Plataforma mostra risco de contaminação do coronavírus por bairro e até rua

Mapa da plataforma classifica regiões por níveis de risco de contaminação - Reprodução/juntoscontraocovid.org
Mapa da plataforma classifica regiões por níveis de risco de contaminação Imagem: Reprodução/juntoscontraocovid.org

Do UOL, em São Paulo

26/05/2020 15h04

A plataforma "Juntos contra o covid" promete ser mais uma ferramenta para ajudar a mapear a pandemia do coronavírus no Brasil. O mapa online foi criado em março e funciona de forma colaborativa. Nele, é possível consultar o risco de contaminação por bairros e até ruas das cidades brasileiras.

O projeto é encabeçado por Faissal Nemer Hajar, estudante de medicina da UFPR (Universidade Federal do Paraná) em Curitiba. Desde o seu lançamento, a plataforma já havia recebido quase 48 mil contribuições até a manhã de hoje.

A ferramenta é gratuita e usa dados coletados por formulários para mapear a incidência da epidemia nas regiões. Quem acessa a plataforma pode responder perguntas simples, como seu estado de saúde e se teve contatos com pessoas infectadas ou que fizeram viagens recentes para fora do país.

Com a resposta dos colaboradores, um algoritmo calcula os riscos de contaminação em determinada região. A plataforma mostra as probabilidades em porcentagem, divididas por baixo, médio e alto grau de risco.

A diferença para as estatísticas oficiais fornecidas por governos municipais e estaduais é que o mapa pode mostrar dados atualizados mais recentemente e permitir uma outra análise da evolução da epidemia no país.

Coronavírus