Topo

Esse conteúdo é antigo

Salvador: São João antecipado tem aglomerações e provocação a autoridades

Alexandre Santos

Colaboração para o UOL, em Salvador

26/05/2020 16h37

"Aqui a gente queima o coronavírus", diz um rapaz enquanto acende um artefato para um colega ao lado. Após as palavras desafiadoras, o material em chamas é arremessado aleatoriamente até ganhar altura. As cenas em que dois homens desdenham da doença que já deixou mais de 346 mil mortos mundo afora ocorreram na noite de ontem em Salvador, uma das nove cidades baianas que decidiram antecipar o feriado de São João.

A data, celebrada oficialmente no dia 24 de junho, foi remanejada com o objetivo de aumentar o isolamento social nos municípios com mais de 100 casos ativos do novo coronavírus.

Ao todo, a Bahia soma 14.204 infectados por covid-19, com 477 óbitos -- 314 deles em Salvador, epicentro da pandemia no estado.
Apesar do avanço da doença, alguns grupos se mostraram indiferentes às medidas de restrição social e saíram às ruas da capital para comemorar o evento junino com fogueiras nas portas das casas e fogos de artifício.

Vídeos divulgados nas redes sociais mostram que ao menos dois bairros da periferia soteropolitana registraram aglomerações: Periperi e Uruguai, onde os casos de coronavírus têm se propagado de forma expressiva nos últimos dias.

Nas imagens é possível ver a presença de adultos e crianças em vias públicas, a maioria delas aglomeradas e sem usar máscaras.

Guerra de espadas

Alguns dos participantes do arraiá fora de época reagiam com deboche enquanto manuseavam os fogos de artifício.
Dois deles aparecem segurando as chamadas "espadas", artefatos utilizados na tradicional "guerra de espadas", manifestação cultural que acontece há mais de 150 anos e que envolve um confronto entre grupos rivais.

Despreocupados em mostrar os rostos, ambos ironizavam as determinações de quarentena adotadas pelo prefeito ACM Neto (DEM).

"Aí, ACM, aqui é Periperi, tá ligado?", provocou um dos homens, em uma espécie de recado às autoridades. Num segundo vídeo, um outro homem menciona o nome do presidente da República para fazer chacota. "Não tem negócio de Bolsonaro, não, viu", avisou, para depois atirar sua espada em meio a carros que passavam próximos a ele.

Força-tarefa diz que intensificará fiscalização

Responsável pela força-tarefa que fiscaliza o cumprimento das medidas restritivas na capital soteropolitana, a Sedur (Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Urbanismo) informou ao UOL que tomou conhecimento dos vídeos que registraram as aglomerações e a utilização de fogos de artifícios e prometeu reforçar sua atuação para garantir a ordem nos dois bairros mencionados pela reportagem.

"O órgão ressalta que a antecipação dos feriados foi realizada para diminuir o fluxo de pessoas nas ruas com o objetivo de reduzir a taxa de contaminação do coronavírus na cidade. A força-tarefa da Prefeitura formada pela Sedur, Guarda Civil Municipal (GCM) e Polícia Militar (PM) irá intensificar as ações para inibir a concentração e confraternização de pessoas nas ruas de Salvador", afirmou em nota encaminhada pela assessoria.

Procurada, a PM (Polícia Militar) informou que ontem à noite foi acionada para atender uma denúncia de queima de fogos apenas no bairro do Uruguai. Quando os agentes chegaram ao local, contudo, não encontraram os participantes.

Até a publicação da reportagem, nenhum dos homens que aparecem nas filmagens havia sido identificado.