Topo

Mercadão de Madureira: Fiscalização não inibe aglomerações na reabertura

16.jun.2020 - Reabertura Mercadão de Madureira (RJ) - Caio Blois/UOL
16.jun.2020 - Reabertura Mercadão de Madureira (RJ) Imagem: Caio Blois/UOL

Caio Blois

Do UOL, no Rio

16/06/2020 17h50

Maior polo comercial da zona norte do Rio de Janeiro, o Mercado Popular de Madureira reabriu hoje após a quarentena com movimento estimado em 30 mil consumidores. A prefeitura e a administração do complexo fizeram dura fiscalização, mas não conseguiram impedir aglomerações.

Com menos entradas abertas, o acesso pela avenida Ministro Edgard Romero formava filas do lado de fora. Isso porque, em ação conjunta com a superintendência do bairro, o Mercadão tinha seguranças medindo a temperatura e agentes da prefeitura borrifando álcool 70 e em gel nas mãos dos consumidores.

16.jun.2020 - Reabertura do Mercadão de Madureira - Caio Blois/UOL - Caio Blois/UOL
16.jun.2020 - Reabertura do Mercadão de Madureira
Imagem: Caio Blois/UOL

De acordo com a administração, nenhuma pessoa apresentou febre na entrada e poucos consumidores tentaram acessar o local sem máscara, o que está proibido.

"Os órgãos da prefeitura nos deram o maior apoio. Sem palavras para isso. Conseguimos voltar e, com essa fiscalização bem feita, diminuir tanto o prejuízo financeiro quanto o perigo de coronavírus", afirmou Pedro Silva, o Pedrinho, 57, síndico do local.

Cerca de 30 mil pessoas estiveram no Mercadão entre 9h e 17h. Comércios de artigos esotéricos e lanchonetes registravam as maiores filas, junto com loterias e lojas de utilidades. Ao lado de cada vitrine, restrições de entrada e saída.

16.jun.2020 - Reabertura do Mercadão de Madureira - Caio Blois/UOL - Caio Blois/UOL
16.jun.2020 - Reabertura do Mercadão de Madureira
Imagem: Caio Blois/UOL

"Graças a Deus pudemos voltar e nossos clientes nos abraçaram, no figurativo, claro [risos]", comemorou Adriana Cilene, 49, dona de uma loja de artigos de festa. "Estamos cheios de dívida, contamos com a boa vontade de fornecedores e credores para ter descontos e podermos parcelar os débitos."

Apesar do esforço na fiscalização e na sinalização nos corredores, muitas pessoas desrespeitavam as medidas de distanciamento social.

"Infelizmente não temos como fiscalizar todos durante todo o tempo. Utilizamos câmeras para gravar o dia e aprendermos com possíveis erros. Ainda assim, depende da educação das pessoas que tudo saia dentro dos conformes", afirmou Pedrinho.

Trânsito ruim e transporte cheio

Quem chegava ao Mercadão de transporte público enfrentava ônibus e estação de BRT lotados. O trem, com maior fiscalização, era a melhor opção.

Com a avenida Ministro Edgard Romero fechada a partir do viaduto de Madureira, o trânsito também era ruim nos dois sentidos, assim como na Conselheiro Galvão.

"Estamos mantendo as restrições planejadas pela prefeitura. Hoje, com o retorno das atividades, o trânsito está pior. Vamos ver os próximos passos", indicou Vanessa, guarda municipal no local.

16.jun.2020 - Estação de BRT ficou movimentada com reabertura do Mercadão - Caio Blois/UOL - Caio Blois/UOL
16.jun.2020 - Estação de BRT ficou movimentada com reabertura do Mercadão
Imagem: Caio Blois/UOL