Topo

Esse conteúdo é antigo

SP: Fundação Casa de Itaquaquecetuba tem surto de covid-19, com 67 casos

Fundação Casa em Itaquaquecetuba  - Reprodução/Google Maps
Fundação Casa em Itaquaquecetuba Imagem: Reprodução/Google Maps

Simone Machado

Colaboração para o UOL, em São José do Rio Preto (SP)

19/06/2020 16h53

Sessenta e sete casos positivos de covid-19 foram registrados em duas unidades da Fundação Casa, em Itaquaquecetuba, na Região Metropolitana de São Paulo. A testagem em massa foi realizada depois que sete adolescentes apresentaram sintomas do novo coronavírus.

Segundo a instituição, 247 pessoas foram testadas, sendo 140 servidores, 36 profissionais terceirizados e 71 adolescentes que cumprem medidas socioeducativas nos centros Terra Nova e Itaquá.

Entre os 67 casos positivos para o novo coronavírus estão 32 servidores, nove funcionários terceirizados e 26 adolescentes testaram positivo. A Fundação Casa afirma que os resultados dependem da confirmação do teste PCR, uma vez que a testagem foi feita com o chamado teste rápido. Outras 180 pessoas testaram negativo para a doença. A ação foi feita em conjunto com o Instituto Butatan.

De acordo com a Fundação Casa, a testagem em massa foi feita depois que sete adolescentes, que pertencem à unidade Terra Nova, apresentaram sintomas de gripe e testaram positivo para a doença. A testagem nesses adolescentes foi feita em uma Unidade Básica de Saúde do município.

"Nesta data, os mesmos já não apresentam sintomas gripais e todos os demais jovens e servidores testados nas referidas unidades também estão assintomáticos. De qualquer forma, de acordo com os nossos protocolos, os servidores e terceirizados foram afastados do trabalho por 14 dias. Os adolescentes que testaram positivo, por sua vez, encontram-se isolados em espaços específicos nos Centros de Atendimento Socioeducativo", informou a autarquia, em nota.

Ações contra a covid-19

De acordo com a Fundação Casa, diversas medidas para evitar a contaminação e a propagação do novo coronavírus estão sendo tomadas nas unidades desde o começo da pandemia, em março.

A instituição afirma que os servidores receberam equipamentos de proteção individual (EPI) e foram orientados sobre todos os procedimentos de limpeza e higienização.

"Entre as ações realizadas estão a criação de Centros de Atenção Especial (CAE), como espaços de quarentena para a entrada de jovens no sistema socioeducativo, apreendidos pela Polícia. Nesses centros, os adolescentes ficam 14 dias antes de serem transferidos para qualquer centro de internação provisória."

As atividades presenciais nos centros foram suspensas, como visitas dos familiares, atividades religiosas, palestras, serviço voluntário, aulas da educação escolar com professores da rede pública estadual e cursos e oficinas executados por organizações sociais parceiras. As saídas externas dos adolescentes também foram suspensas, exceto nas situações de urgência e emergência, explicou o órgão.