Após bares lotados no Leblon, Rio promete força-tarefa de fiscalização
Depois da viralização de imagens das ruas do Leblon lotadas na noite de ontem (2), quando bares e restaurantes foram autorizados a reabrir suas portas ao público após três meses de paralisação devido à pandemia do coronavírus, a prefeitura do Rio de Janeiro decidiu fazer uma força-tarefa de fiscalização no bairro da zona sul carioca a partir da noite de hoje.
De acordo com o vereador Rafael Aloísio Freitas, que preside a Comissão de Comércio da Câmara dos Vereadores e a Frente Parlamentar de Bares e Restaurantes da cidade, representantes do governo municipal informaram que o Leblon e bairros próximos serão alvos de operações de fiscalização nos próximos dias.
Estabelecimentos que não estejam cumprindo as normas estabelecidas por decreto da Prefeitura serão multados e podem ter as suas portas fechadas. Consumidores que estejam infringindo as regras também podem ser penalizados (veja abaixo).
"Conversei com a Prefeitura, que informou que terá ações mais duras para garantir que aquele absurdo que aconteceu nas ruas do Leblon não vai se repetir. Mas, tão importante quanto assegurar o cumprimento das normas do decreto é garantir que o justo não pagará pelo infrator. A grande maioria dos bares da cidade funcionou sem problemas, cumprindo as normas", ressaltou o vereador.
De acordo com a Guarda Municipal, a operação de fiscalização deste final de semana será feita em conjunto com equipes da vigilância sanitária. A Guarda não informa, no entanto, quantos bares e restaurantes foram notificados ou fechados na noite de ontem.
"Os agentes determinaram o fechamento de diversos bares. Devido ao horário de fechamento e à aglomeração e consumo na rua, todos os estabelecimentos foram orientados e fechar as portas. As ações de fiscalização, reitera-se, serão intensificadas neste fim de semana", diz o comunicado.
Aglomeração e mesas na calçada
Imagens que circulam nas redes sociais desde a noite de ontem mostram pessoas aglomeradas, em desrespeito ao distanciamento social, e sem máscara. Segundo moradores, os estabelecimentos continuaram em funcionamento após as 23h, horário de fechamento estipulado pela prefeitura.
Em um vídeo que circula na internet, o bar Boa Praça, no Leblon, aparece com mesas e cadeiras na calçada, com clientes flagrados bem próximos uns dos outros. Todas as mesas disponibilizadas pelo bar estavam ocupadas e pareciam não respeitar a distância de dois metros estipulada pela Prefeitura.
As regras
- Mesas devem ser organizadas com distanciamento de dois metros, de preferência, em espaços abertos;
- Em espaços internos, bares devem operar com 50% das suas capacidades;
- Fica vedado o sistema self-service;
- Ficam vedados shows e música ao vivo;
- O horário máximo para o funcionamento é até as 23h, tanto nas áreas internas como externas;
- O uso de máscara é obrigatório tanto para clientes como para funcionários;
- A máscara só pode ser retirada pelos clientes que estiverem já nas mesas, e exclusivamente nos momentos de refeição.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.