Homem se recusa a usar máscara e é preso no Rio, diz Guarda Municipal
A Guarda Municipal do Rio de Janeiro divulgou que um homem foi preso, ontem, na Praia do Leme, Zona Sul, por agentes do GOE (Grupamento de Operações Especiais), por desobediência e resistência ao descumprir medidas sanitárias conforme o decreto municipal 47.439, que torna obrigatório o uso de máscara em espaço público por conta da pandemia do novo coronavírus.
De acordo com a Guarda Municipal, guardas municipais faziam a fiscalização sanitária e flagraram um grupo com quatro pessoas — um homem e três mulheres da mesma família — sentado em uma canga estendida na areia próximo a um quiosque, todos sem máscaras de proteção.
A Guarda Municipal afirma que a equipe fez a abordagem e orientou sobre as regras previstas em decreto, mas o homem em questão não acatou, se recusou a colocar a máscara e a fornecer o documento de identidade.
Ao ser comunicado que teria de ser levado à delegacia para efetuar a medida administrativa, o homem resistiu e precisou ser imobilizado e algemado, sendo conduzido à delegacia, onde a ocorrência foi registrada. Na 12ª DP (Copacabana), foi constatado que o infrator tem passagens pela Polícia por lesão corporal, violência doméstica, vias de fato e ameaça.
Ainda de acordo com a Guarda Municipal, os agentes ainda foram hostilizados pela irmã dele com xingamentos.
O deputado federal David Miranda (PSOL-RJ) questionou a ação dos guardas no Twitter e publicou um vídeo. "Cadê o Diogo? A Guarda Municipal do Rio, em evidente abuso de autoridade, agrediu uma família e levou preso um rapaz, Diogo Lopes, sem dar notícias de seu paradeiro. A abordagem com quem é negro e pobre é bem diferente da dos bares do Leblon!", escreveu na rede social.
A Guarda Municipal respondeu ao tuíte do deputado com as mesmas informações enviadas ao UOL. A instituição ainda declarou à reportagem que o homem foi liberado.
Até o momento, a Guarda Municipal conduziu 13 pessoas para delegacias em casos de resistência, desobediência, desacato e lesão corporal durante a fiscalização das infrações sanitárias pela falta do uso de máscara de proteção. Já foram emitidas 872 multas pela falta do uso de máscaras em toda a cidade, sendo 703 em via pública e 169 dentro de estabelecimentos comerciais.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.