Topo

Esse conteúdo é antigo

SP terá projeto para adaptar uso de calçadas por restaurantes, diz Covas

O prefeito de São Paulo, Bruno Covas (PSDB), em coletiva de imprensa sobre o anúncio de medidas de combate ao coronavírus - Roberto Casimiro/Fotoarena/Estadão Conteúdo
O prefeito de São Paulo, Bruno Covas (PSDB), em coletiva de imprensa sobre o anúncio de medidas de combate ao coronavírus Imagem: Roberto Casimiro/Fotoarena/Estadão Conteúdo

Do UOL, em São Paulo

28/07/2020 10h36

O prefeito de São Paulo, Bruno Covas (PSDB), disse hoje que a prefeitura deve lançar um projeto com protocolos sanitários para ajustar a utilização das calçadas da cidade por bares e restaurantes para evitar a disseminação do novo coronavírus.

Em entrevista à "Rádio Bandeirantes", o político tucano disse que a prefeitura estuda uma forma para não atrapalhar a circulação dos pedestres na capital. A medida, prevista para agosto, deve começar pelas regiões do Centro e Itaim Bibi.

"Temos dois projetos, no Centro e Itaim. A ideia é lançar o projeto junto com o protocolo. A cidade não tem as mesmas calçadas de Paris, não tem a mesma facilidade de outras cidades europeias, mas é uma opção que precisa ser estudada. Não teríamos como liberar as calçadas para bares e restaurantes porque são curtas, mais estreitas do que cidades europeias e cumprem um papel importante no deslocamento da cidade. Um terço dos deslocamentos na cidade é feito a pé. Usar as calçadas totalmente para mesas e cadeiras significa jogar o pedestre para o meio da rua. Adaptar a mobilidade à utilização desses espaços, é nessa linha que vai o projeto", afirmou.

Bruno Covas também disse que a capital estuda aumentar o horário de funcionamento dos parques municipais e a liberação para abertura aos finais de semana. Já a um horário estendido para bares e restaurantes depende do avanço da cidade para a fase verde do plano de retomada econômica.

"Bares e restaurantes dependem da reclassificação. Aqui pela vigilância sanitária já foi autorizado, já prevê funcionamento até às 22 horas. Mas, com a restrição da fase amarela, fechamos 17 horas. Os parques nós estamos avaliando estender o horário. Assim que estiver concluído, avisamos", afirmou.