Topo

Esse conteúdo é antigo

RJ: festa rave ignora proibição e reúne centenas de pessoas; PM interrompe

Marcela Lemos

Colaboração para o UOL, no Rio

17/08/2020 13h48

Mesmo com a prefeitura mantendo a proibição para realização de festas no Rio de Janeiro, em decorrência da pandemia de coronavírus, o final de semana foi marcado por aglomeração em diversos pontos da cidade e até por uma rave que aconteceu em um sítio em Vargem Grande, na zona oeste. A PM foi acionada, e o evento, que começou no sábado, foi interrompido apenas na manhã de ontem.

Em vídeos e fotos divulgados nas redes sociais, é possível observar que se tratava de uma festa grande, com palco e sistema de luzes. As imagens mostram centenas de pessoas aglomeradas.

De acordo com a PM, o Batalhão do Recreio dos Bandeirantes foi acionado por vizinhos do evento. No local, foi constatada a realização da festa. "Os policiais orientaram o responsável a encerrar o evento, o que ocorreu de forma pacífica", informou a corporação por meio de nota.

Apesar das restrições ainda estarem em vigor, festas são marcadas e anunciadas nas redes sociais e compartilhadas por aplicativo de mensagens.

Flexibilização

Neste fim de semana, a prefeitura anunciou que não entraria em uma nova fase de flexibilização na cidade. Atualmente, o Rio está na fase 5, que autoriza a realização de eventos corporativos na cidade, mas mantém cinemas, teatros e casa de eventos fechados por mais 15 dias.

A decisão, comunicada ontem pelo prefeito Marcelo Crivella (Republicanos), foi tomada com base no comitê científico da prefeitura, que leva em consideração os indicadores básicos, como ocupação de leitos e variação de notificação e casos de pessoas com covid-19. Pontos turísticos foram reabertos ontem, com atraso em relação à previsão inicial.

A retomada das atividades na capital fluminense teve início no começo do mês de junho. A volta às aulas em escolas particulares, que estava prevista pela prefeitura para o começo do mês, foi suspensa por determinação judicial.

Na capital fluminense, já foi liberada a abertura de shoppings centers, igrejas, academias, comércios, bares e restaurantes, com restrições. Atividades físicas nas praias do Rio também são permitidas. Contudo, ainda segue proibida a permanência de banhistas na areia.

O estado do Rio já contabiliza 14.562 mortes em decorrência do coronavírus — 8.826 delas ocorreram na capital, segundo boletim divulgado ontem à tarde pelo governo estadual.