Rio adia por mais 15 dias reabertura de teatros, cinemas e casas de eventos
Resumo da notícia
- Retomada de atividades foi adiada em 15 dias, anunciou Crivella
- Comitê científico irá analisar impacto de reabertura de pontos turísticos
- Capital fluminense contabiliza 8.826 mortes por covid-19
A reabertura de teatros, cinemas e casas de eventos na cidade do Rio de Janeiro foi adiada por mais 15 dias. O anúncio foi feito hoje à tarde pelo prefeito Marcelo Crivella (Republicanos-RJ), que prorrogou as novas medidas de flexibilização do isolamento social por mais duas semanas. Entretanto, eventos corporativos já estão liberados no município.
A decisão foi tomada com base no comitê científico da prefeitura, que leva em consideração os indicadores básicos, como ocupação de leitos e variação de notificação e casos de pessoas com covid-19, doença causada pelo novo coronavírus. Pontos turísticos do Rio, como o Cristo Redentor e o Pão de Açúcar, foram reabertos ontem (15), com atraso em relação à previsão inicial.
O estado do Rio já contabiliza 14.562 óbitos em decorrência do vírus —8.826 deles ocorreram na capital, segundo boletim divulgado hoje à tarde pelo governo estadual. A prefeitura optou por analisar o impacto dessa retomada nos indicadores do vírus, disse Crivella, em entrevista coletiva concedida no Riocentro, zona oeste do Rio. Com isso, o Rio segue na fase 5 do plano de flexibilização.
Só agora, por exemplo, as áreas turísticas do Rio de Janeiro foram abertas. Então, é preciso que a gente veja o impacto [da reabertura]. Por mais 15 dias, continua a fase 5. O comitê científico preferiu analisar as atividades que abriram agora
Marcelo Crivella, prefeito do Rio
Crivella também reforçou um pedido para que as pessoas adotem as medidas de prevenção. "Fazemos um apelo às pessoas para que evitem aglomerações, para que usem a máscara, para que lavem constantemente as mãos", disse.
Ele também sugeriu que os estabelecimentos comerciais passem a adotar um esquema de marcação nas calçadas e estabelecimentos, para evitar grande concentração de pessoas.
A retomada das atividades na capital fluminense teve início no começo de junho. A volta às aulas em escolas particulares, que estava prevista pela prefeitura para o começo do mês, foi suspensa por determinação judicial.
Na capital fluminense, já foi liberada a abertura de shoppings centers, igrejas, academias, comércios, bares e restaurantes, com restrições. Atividades físicas nas praias do Rio também são permitidas. Contudo, ainda segue proibida a permanência de banhistas na areia.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.