Topo

Esse conteúdo é antigo

PR: Aluna deixa atividade em branco, e recado emociona professora

20.ago.2020 -  A professora Rosiani Machado, de 50 anos - Arquivo pessoal/ Rosiani Machado
20.ago.2020 - A professora Rosiani Machado, de 50 anos Imagem: Arquivo pessoal/ Rosiani Machado

Abinoan Santiago

Colaboração para o UOL, em Ponta Grossa

20/08/2020 17h52

Um recado deixado por uma aluna que não conseguiu fazer a lição passada pela escola viralizou nas redes sociais. A estudante - que deixou a atividade em branco - justificou não ter cumprido o exercício porque ninguém quis fazer com ela em casa. Ela está no 5º ano de uma escola pública municipal de São José dos Pinhais, região metropolitana de Curitiba.

O recado foi publicado ontem pela professora Rosiani Machado, de 50 anos. Um dia depois, a postagem conta com mais de 6.700 reações e 11 mil compartilhamentos. A atividade pedia para os alunos preencherem os quadrados de um jogo da velha.

Os exercícios pedagógicos ocorrem remotamente em São José dos Pinhais por causa da pandemia do novo coronavírus. A cidade registra 1.814 casos de covid-19.

"Desculpa, prof, não ter feito essa lição. Ninguém quis fazer comigo", justificou a menina na lição.

A professora respondeu com a promessa de que ajudaria a aluna no retorno das aulas. "Meu amor. Vou fazer com você quando retornarmos. Prometo. Se cuida, minha flor", escreveu Rosiane.

Em São José dos Pinhais, os alunos do 1º ao 5º ano do ensino fundamental recebem atividades pedagógicas a cada 15 dias. Os responsáveis dos estudantes pegam as lições nos colégios e devolvem para serem corrigidas pelos professores. Ainda não há previsão de retorno às aulas para os 24 mil alunos que estão nesta situação.

"O retorno depende das diretrizes sanitárias governamentais. Por enquanto não há previsão, considerando que em todo o Paraná ainda há uma taxa de contágio", informou ao UOL a Prefeitura de São José dos Pinhais.

"Chorei bastante e faltou chão", diz professora

Segundo Rosiani, é a primeira vez que recebe um recado assim de algum aluno onde dá aula, na escola Prof. Floresvaldo Meres de Creddo. Ela conta que não tinha intenção de fazer a lição repercutir, mas de desabafar pela forma como a pandemia do novo coronavírus afetou as atividades pedagógicas com as crianças.

"Publiquei isso e não imaginava toda essa repercussão. Foi mais um desabafo. Não quis culpar ninguém. Eu desabafei por toda essa situação que estamos vivendo na pandemia, a forma como está afetando todo mundo", comentou.

A professora acredita que aluna se sentiu à vontade para deixar o recado porque é o segundo ano consecutivo que dá aula para a turma da menina desde o ano letivo de 2019.

"Está sendo um desafio enorme para gente. Quando nos deparamos com uma situação dessa, a gente fica muito mexida e aflora os sentimentos. Nunca me deparei com isso e veio aquele impacto quando vi. Chorei bastante e faltou chão, pois queremos fazer algo pelas crianças e ao mesmo tempo estamos impotentes", finaliza a educadora.