Incêndio causa pânico e faz hospital ser evacuado às pressas no Amapá
O Hospital Estadual de Santana, município na região metropolitana de Macapá, precisou ser evacuado às pressas hoje após um incêndio. O fogo começou por volta das 8h30, e os Bombeiros foram acionados às 8h50. Não houve feridos.
Logo que o fogo começou, houve pânico e correria de dentro para fora do hospital, segundo relato feitos por testemunhas e vídeos publicados nas redes sociais. Muitos pacientes, inclusive idosos, tiveram de sair às pressas por conta da fumaça que rapidamente tomou conta da parte interna da unidade.
Segundo o capitão Raimundo Ferreira, que comandou a operação pelo Corpo de Bombeiros, o fogo teve início na sala de trauma que servia para triagem de pacientes na unidade.
"Os maqueiros relataram que o fogo teria tido começado com um curto-circuito. Aí pegou fogo em um monitor que tinha lá, e ele começou a se propagar e atingiu a tubulação de oxigênio, que explodiu. Eles mesmo apagaram esse fogo com extintores e tiveram um papel crucial para evitar que se espalhasse por todo hospital", relata.
Os pacientes foram retirados pelos próprios funcionários do hospital e foram levados para uma unidade que fica ao lado do hospital e estava destinada para tratar pacientes com covid-19. Ambulâncias também foram acionadas e levaram pacientes para outras unidades em Macapá.
Ainda segundo o capitão, as quatro viaturas do batalhão dos Bombeiros em Santana foram acionadas e as chamas foram contidas.
"Quando chegamos, o hospital não tinha fogo, mas estava repleto de fumaça. Com o pessoal equipado fizemos uma busca para ver se ainda havia alguém dentro do hospital, mas todos já haviam saído. O que mais demorou foi porque não estávamos achando a válvula que fechava a tubulação do oxigênio, que ficou vazando até acharmos o local para fechar. Quando achamos, fechamos, e o pessoal usou o jato de água para finalizar a ocorrência", diz.
A perícia já está fazendo análise no local para avaliar os danos e identificar a causa do incêndio. Um laudo deve ficar pronto em até 30 dias.
A Secretaria de Saúde do Amapá foi contatada pelo UOL, mas ainda não se pronunciou sobre o fato e como será o remanejo dos pacientes que estavam internados no local.
Nas redes sociais, funcionários explicaram que o hospital apresentava problemas estruturais, e as cobranças por obras eram constantes.
"Um dia, olhando para este hospital no meu plantão, imaginei: 'tão velha essa estrutura, um dia poderia acontecer o pior.' E infelizmente aconteceu, o hospital de Santana pega fogo", relatou uma servidora no Facebook.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.