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Consumidora compra iPhone 11 pela internet e recebe caixa com pedras

Mônatha Nogueira comprou um iPhone pela internet, mas recebeu uma caixa com pedras - Arquivo pessoal
Mônatha Nogueira comprou um iPhone pela internet, mas recebeu uma caixa com pedras Imagem: Arquivo pessoal

Galtiery Rodrigues

Colaboração para o UOL, em Goiânia

29/08/2020 19h53Atualizada em 02/09/2020 11h39

Uma consumidora de Goiânia foi surpreendida com uma caixa de pedras ao abrir a encomenda de um iPhone 11, comprado pela internet. Mônatha Nogueira recebeu na quarta-feira (26) o pedido que havia feito pelo site das Casas Bahia cinco dias antes e diz ter ficado em choque. O valor final do produto foi de R$ 4.338,90.

Ao abrir a embalagem, na portaria do prédio onde mora, ela notou o erro. Além de a caixa do produto ter sido substituída pela caixa de outra marca de aparelhos celulares (Motorola), no interior dela havia apenas sacolas com duas pedras dentro.

Mônatha registrou tudo em imagens, na presença do porteiro do prédio, abriu um boletim de ocorrência e fez a reclamação junto ao Procon Goiás. "Eu fiquei em choque e estou até hoje. Não acredito que isso aconteceu comigo. Custei a dormir na noite passada, até sonhei com pedras", conta ela.

Ao entrar em contato com a empresa do site, foram oferecidas a ela duas possibilidades: a devolução do dinheiro ou o reenvio da mercadoria. Mônatha preferiu insistir na mercadoria para assegurar o valor pago.

Problema após saída da central de distribuição

Descobriu-se, depois, que o problema ocorreu no caminho entre a central de distribuição da transportadora terceirizada e a casa dela. A entrega foi feita por uma empresa contratada pela revendedora.

Mônatha fez a reclamação e foi informada dos procedimentos adotados. Todos os produtos passam por raio-x antes de saírem para entrega. O intuito é verificar se no interior das caixas tem exatamente o que foi comprado pelos clientes. E isso foi feito com a encomenda dela, confirmando que a mercadoria estava correta.

"O porteiro interfonou no dia, eu desci logo, porque estava querendo muito o celular e já tinha vendido o outro que eu estava usando. Quando peguei a caixa, ela estava lacrada, sem nenhum sinal de violação, mas a nota fiscal que vem do lado de fora estava rasurada e com o plástico aberto", relata Mônatha.

Ela acredita que por ser um Iphone, produto de valor, isso acabou chamando a atenção de alguém.

A Transportadora Loggi afirma que, ao tomar conhecimento do caso, iniciou a apuração e que seguirá com o protocolo estabelecido para esse tipo de situação, garantindo que a cliente receba o suporte e as orientações necessárias.

Entrega feita

As fotos e os vídeos feitos por Mônatha foram enviados para o atendimento das Casas Bahia no mesmo dia. A ela foi dito que alguém entraria em contato, o que acabou não acontecendo de imediato. Ela ligou novamente para saber como seria e hoje pela manhã um representante disse que o produto seria reenviado e que poderia chegar até o dia 15 de setembro.

Enquanto ela falava com o UOL, recebeu uma nova ligação informando que a encomenda, na verdade, já estava a caminho e que seria entregue na tarde de hoje, o que aconteceu por volta das 15h, feito por outra transportadora. "Mas vou receber o telefone mesmo ou pedras novamente?", questionou ela, brincando com a pessoa do outro lado da linha.

Erro virou piada entre amigos

Mônatha, que é adepta de compras pela internet, inclusive em sites internacionais, diz ter sido a primeira vez que algo de errado aconteceu com alguma encomenda. Ela conta, por exemplo, que, quando casou, todos os eletrodomésticos e produtos de casa foram comprados no mesmo site e que não enfrentou nenhum problema.

A situação toda acabou virando piada entre os amigos dela. Um deles, Paulo Ruan Decaris, chegou a fazer figurinhas de WhatsApp com a foto de Mônatha segurando a pedra que recebeu e com as seguintes frases: "Minha Pedra, Minha Vida" e "Comprei um celular, veio uma pedra preciosa".