Topo

Esse conteúdo é antigo

MG: Homem vítima da Backer será internado para ganhar rim doado pela mulher

Cristiano Gomes será internado hoje para receber o rim de sua mulher - Reprodução/TV Globo
Cristiano Gomes será internado hoje para receber o rim de sua mulher Imagem: Reprodução/TV Globo

Colaboração para o UOL, em São Paulo

28/09/2020 11h38

Cristiano Gomes e sua esposa, Flávia Shayer, serão internados hoje, às 15h, para um transplante de rim. O órgão da mulher será doado para o marido, que foi vítima de intoxicação por dietilenoglicol ao consumir cervejas da marca Backer.

A cirurgia irá acontecer às 7h30 da manhã desta terça (29) no hospital Felício Rocho, em Belo Horizonte (MG). A operação, que costuma ter a duração de duas horas, é oferecida pelo SUS (Sistema Único de Saúde).

A cirurgia acontece após Flávia ignorar as poucas chances de compatibilidade e se candidatar para doar seu rim ao companheiro. Em agosto, ela recebeu a notícia surpreendente de que era uma doadora compatível.

Isso facilitou o processo de doação e fez com que Cristiano esperasse apenas um mês na fila para receber o órgão. Para se ter uma ideia, o tempo de espera em Minas Gerais normalmente é de 3 anos. De acordo com reportagem do Fantástico, da TV Globo, no Brasil, a estimativa é de que 40 mil pessoas estejam aguardando por um transplante, sendo que 60% delas buscam por um rim.

Devido à intoxicação, o corpo de Cristiano ficou quase que totalmente paralisado. "Eu movimentava os dedos apenas, coisas assim. Eu tinha vista muito embaçada também, minha audição [foi afetada], eu ouvia, mas com zumbidos", relatou a vítima no programa.

Neste mês, o MPMG (Ministério Público de Minas Gerais) ofereceu hoje uma denúncia contra os sócios-proprietários e responsáveis técnicos da Cervejaria Backer. O motivo foi a contaminação de cerveja, com produto tóxico, fabricada e vendida pela empresa. Ao todo, 11 pessoas foram denunciadas à Justiça.