Topo

Esse conteúdo é antigo

PF faz operação contra fraudes de estrangeiros a benefícios sociais

Auxílio emergencial era um dos benefícios fraudados pelo esquema - André Ricardo/Enquadrar/Estadão Conteúdo
Auxílio emergencial era um dos benefícios fraudados pelo esquema Imagem: André Ricardo/Enquadrar/Estadão Conteúdo

Do UOL, em São Paulo

07/10/2020 11h44

A PF (Polícia Federal) realizou hoje uma operação para combater fraudes de estrangeiros a programas sociais como o Bolsa Família e o auxílio emergencial. As ações se concentraram nas cidades sul-mato-grossenses de Corumbá e Campo Grande, capital do estado. Foram cumpridos 14 mandados de busca e apreensão.

Segundo a PF, o esquema se baseava na obtenção de autorizações de residência para estrangeiros. Com o auxílio de "despachantes de serviços migratórios", como descreve a corporação, as autorizações eram emitidas usando declarações ideologicamente falsas.

Além da capital do estado, o esquema se concentrava em uma cidade estratégica para a entrada de estrangeiros no país. Corumbá faz fronteira com a Bolívia e com o Paraguai. No entanto, os estrangeiros envolvidos nas fraudes se beneficiavam de programas sociais sem de fato residir no Brasil.

A investigação apontou que, além do Bolsa Família e do auxílio emergencial, que vem sendo pago nos últimos meses principalmente a trabalhadores informais por causa da pandemia do novo coronavírus, os estrangeiros também tinham acesso ao cartão do SUS (Sistema Único de Saúde).

De acordo com a PF, os investigadores encontraram pelo menos 106 fraudes relacionadas ao esquema. As ações de hoje foram batizadas de Operação Raízes.