PF faz operação contra fraudes de estrangeiros a benefícios sociais
A PF (Polícia Federal) realizou hoje uma operação para combater fraudes de estrangeiros a programas sociais como o Bolsa Família e o auxílio emergencial. As ações se concentraram nas cidades sul-mato-grossenses de Corumbá e Campo Grande, capital do estado. Foram cumpridos 14 mandados de busca e apreensão.
Segundo a PF, o esquema se baseava na obtenção de autorizações de residência para estrangeiros. Com o auxílio de "despachantes de serviços migratórios", como descreve a corporação, as autorizações eram emitidas usando declarações ideologicamente falsas.
Além da capital do estado, o esquema se concentrava em uma cidade estratégica para a entrada de estrangeiros no país. Corumbá faz fronteira com a Bolívia e com o Paraguai. No entanto, os estrangeiros envolvidos nas fraudes se beneficiavam de programas sociais sem de fato residir no Brasil.
A investigação apontou que, além do Bolsa Família e do auxílio emergencial, que vem sendo pago nos últimos meses principalmente a trabalhadores informais por causa da pandemia do novo coronavírus, os estrangeiros também tinham acesso ao cartão do SUS (Sistema Único de Saúde).
De acordo com a PF, os investigadores encontraram pelo menos 106 fraudes relacionadas ao esquema. As ações de hoje foram batizadas de Operação Raízes.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.