Topo

Esse conteúdo é antigo

Professor de medicina em SP faz 'blackface'; faculdade estuda afastamento

Professor de medicina da Santa Casa faz

Bruno Torquato

Colaboração para o UOL, em Betim (MG)

08/10/2020 20h22Atualizada em 09/10/2020 11h01

O professor Ronald Pallotta, da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (FCMSC), usou uma máscara preta durante uma aula online realizada nesta semana. A iniciativa, classificada como "blackface", foi chamada de racista pelos alunos que divulgaram o vídeo.

Nas imagens, Pallotta aparece falando frases como "eu não como essas comidas de fraco daqui do SUS" e "eu como comida de macho, você está entendendo?".

A instituição de ensino disse ao UOL, por meio de nota, que irá realizar uma sindicância interna.

"A Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo repudia veementemente qualquer ação de cunho racista ou preconceituoso. Ciente do vídeo mencionado, a instituição determinou a abertura de uma sindicância interna para apuração dos fatos que pode resultar no afastamento do médico envolvido", diz o comunicado.

Procurada, a Santa Casa de Misericórdia de São Paulo confirmou ao UOL que o professor Ronald é médico na instituição, mas que, até o momento, nenhuma denúncia de racismo foi recebida.

"Verificamos junto a Comissão de Residência Médica e não houve o recebimento de denúncias. Abriremos uma investigação interna sobre o caso relatado, pois até o momento desconhecíamos o teor desta denúncia. A Santa Casa de São Paulo repudia qualquer tipo de atitude discriminatória, machista e sexista", diz a entidade.

Professor diz que não sabia o que era "blackface"

Em nota enviada por email ao UOL, o professor negou a intenção de "desrespeitar quem quer que fosse em razão da raça, nível social ou por qualquer outra característica com utilização da máscara na representação que tentei fazer".

"Em nenhuma hipótese tive a intenção de expor qualquer conteúdo de índole racista e sequer era familiarizado com o conceito de "blackface", sobre o qual fui procurar me informar após a repercussão negativa. Ao compreender o que isso representa hoje, me sinto constrangido, mas ao mesmo tempo reafirmo que jamais tive a intenção de ofender. Trata-se de inocente e infeliz escolha", escreveu Pallotta.

"Blackface" é uma prática com mais de 200 anos na qual pessoas negras são ridicularizadas. A ação traz estereótipos negativos associados a piadas feitas principalmente por pessoas brancas.