Topo

Esse conteúdo é antigo

Família pede ajuda a polícia e localiza homem desaparecido há 40 anos em MT

Reinaldo Corrêa Gomes deixou o PR na década de 1980 e havia perdido o contato com os familiares desde então - Polícia Civil do Mato Grosso/Divulgação
Reinaldo Corrêa Gomes deixou o PR na década de 1980 e havia perdido o contato com os familiares desde então Imagem: Polícia Civil do Mato Grosso/Divulgação

Aliny Gama

Colaboração para o UOL, no Recife

16/10/2020 18h46

A busca por contato ou notícias do trabalhador rural Reinaldo Corrêa Gomes, de 64 anos, morador de uma fazenda no distrito de Nossa Senhora da Guia, zona rural de Cuiabá (MT), durou quatro décadas — mas teve um final feliz na última quarta-feira (14).

O homem saiu do Paraná, onde mora a família, para trabalhar em Mato Grosso na década de 1980, e perdeu contato com os parentes. Com ajuda da Polícia Civil de Mato Grosso, eles conseguiram contato com o trabalhador rural depois que policiais civis da Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa de Cuiabá o localizaram na capital do Mato Grosso.

Após a identificação e localização de Reinaldo, investigadores foram até a fazenda e fizeram uma chamada de vídeo para que ele e a família pudessem se ver.

O encontro virtual foi cheio de emoção, e o homem pediu que os familiares — inclusive uma irmã mais velha — viajem para visitá-lo o quanto antes. "Foi uma surpresa esse reencontro. A saudade é grande e espero nos vermos o mais rápido possível", disse, emocionado.

Gomes trabalha na propriedade rural há 20 anos e contou que, na época em que foi morar em Mato Grosso em busca de trabalho, passou por dificuldade de comunicação com os familiares, mas nunca perdeu a esperança de que um dia iria reencontrá-los.

Há alguns meses, familiares de Reinaldo Corrêa Gomes, registraram uma ocorrência de desaparecimento no NPD (Núcleo de Pessoas Desaparecidas) da DHPP (Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa) de Cuiabá para localizá-lo. Por meio de técnicas policiais, o homem foi encontrado trabalhando em uma fazenda em Nossa Senhora da Guia.

Reinaldo contato família - Polícia Civil do Mato Grosso/Divulgação - Polícia Civil do Mato Grosso/Divulgação
Após contato, Reinaldo pediu para que familiares o visitem no Mato Grosso
Imagem: Polícia Civil do Mato Grosso/Divulgação

"A partir de técnicas de pesquisa e de informações do banco de dados do NPD, os investigadores conseguiram localizar o senhor Reinaldo", informou a Polícia Civil de Mato Grosso. A investigação para a localização de Reinaldo Gomes foi feita pelos policiais civis Rafael Mello e Benildes Campos.

A escrivã-chefe do NPD, Jannaína Paula Brito de Souza Silva, destacou o quanto é gratificante para a equipe do núcleo "colaborar com a localização de pessoas desaparecidas ou que perderam o contato com familiares."

Dados da Polícia Civil de Mato Grosso revelam que o NPD da DHPP de Cuiabá conseguiu o percentual de 93% de esclarecimento nas ocorrências sobre pessoas desaparecidas registradas no setor. "Foram 876 casos de desaparecimentos registrados na unidade, sendo localizadas 816 pessoas. A maior parte dos casos foi registrada em Cuiabá e Várzea Grande", informou a instituição.

Para ajudar famílias que estão em busca por parentes desaparecidos, a Polícia Civil de Mato Grosso criou em 2020 um banco de dados, em uma página de internet. O endereço possui um espaço para busca com informações de acordo as ocorrências registradas nas Delegacias da Polícia Civil no estado. O serviço atende pessoas de outros estados, além de Mato Grosso.