Mais de 1 milhão de galinhas morrem de calor em cidade de SP
Bastos, em São Paulo, tem a maior produção de ovos do Brasil. Mas a região sofreu por causa do forte calor em outubro. As altas temperaturas causaram a morte de mais de 1 milhão de galinhas recentemente.
O ideal é que as granjas fiquem com temperatura entre 20°C e 25°C. Mas Bastos chegou a registrar 41,4°C durante este mês. Isso faz com que as galinhas tenham um desequilíbrio metabólico e entrem em colapso.
Os donos de granja apostam em diferentes táticas para refrescar as galinhas, como telas, ventiladores e banhos de água com produtos a base de eucalipto. Mesmo assim o número de mortes foi acima de média, atingindo mais de 1 milhão de animais.
O presidente da ABPA (Associação Brasileira de Proteína Animal), Ricardo Santin, disse que a solução para evitar mais mortes de galinhas é investir em tecnologia.
"Temos que lembrar que essa foi uma onda de calor fora dos padrões normais, e nós precisamos estar preparados através de novas tecnologias que estão à disposição dos produtores para atualizar as suas granjas", afirmou Ricardo em entrevista à Rede Globo.
Um sistema de climatização para uma granja com 100 mil aves custa, em média, R$ 200 mil.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.