Topo

Esse conteúdo é antigo

Criança prende a cabeça em panela de pressão ao brincar de cozinheira

Criança prende cabeça em panela de pressão - Reprodução/Instagram
Criança prende cabeça em panela de pressão Imagem: Reprodução/Instagram

Daniel Silva

Colaboração para o UOL, em Fortaleza (CE)

15/11/2020 09h59

Era para ter sido uma simples brincadeira, mas gerou um susto para toda a família. Anna Luiza, de apenas cinco anos, ficou com a cabeça presa em uma panela de pressão ao brincar de cozinheira na casa da avó. O caso aconteceu em Teresina, no Piauí, no último dia 6, mas só repercutiu nas redes sociais nesta semana.

Segundo a mãe da criança e comerciante, Joelma Lima, Anna tinha ido passar uns dias na casa avó. No momento em que ela foi buscá-la, encontrou a filha chorando com a cabeça presa na panela de pressão.

"Quando eu volto para pegar Anna e levar para casa, já me deparo com aquela situação: Anna com a panela da cabeça e chorando, a minha mãe desesperada e a minha comadre (madrinha de Anna) tentando tirar a panela", descreve.

Joelma optou por não ficar nervosa ou estressada com o ocorrido. Teve logo a iniciativa de buscar a assistência médica. Ligou para o Serviço Móvel de Urgência (SAMU) para saber o que deveria fazer nesse caso. A orientação que recebeu por telefone foi levar a criança para uma unidade de saúde. "Eu fiquei preocupada, mas tentei não demonstrar porque todas estavam nervosas. Foi aí que voltei para casa e liguei para o 192. Dei um banho nela e a levei ao médico na UPA (Unidade de Pronto Atendimento) de Promorar, como haviam orientado", conta.

Para contornar a situação, a comerciante tentou acalmar a filha e mostrar o "lado positivo" do acidente. Ela conta que disse a pequena Anna que era comum as crianças ficarem com a cabeça presa em uma panela de pressão e que as duas iriam rir juntas no futuro ao lembrar do episódio. Foi a partir daí que Joelma passou a filmar todos os detalhes dessa "operação".

"Depois ela (Anna Luiza) foi levando na brincadeira porque eu não fiquei desesperada. Ficou até dizendo que ia colocar a panela de novo na cabeça. Aí eu disse: 'não, botar de novo, não. Pelo amor de Deus'. Neste dia, a Anna Luiza me pegou no auge da plenitude da paz", relembra Joelma.

Ao chegar na UPA de Promorar, em Teresina, a médica tentou retirar a panela, mas não conseguiu. Devido às inúmeras tentativas desde o ocorrido até o hospital, a cabeça da criança já estava machucada. Diante da situação, a profissional encaminhou Anna Luiza para o Corpo de Bombeiros. Segundo ela, a equipe teria mais habilidade de remover o item de cozinha.

"Quando a gente chegou no Corpo de Bombeiros, Anna disse para eles (bombeiros) que tinha colocado a panela de pressão na cabeça porque queria ser cozinheira. Eles conseguiram tirar a panela em um minuto", relembra

O caso aconteceu no último dia 6, mas foi somente no dia 10 de novembro que Joelma decidiu publicar os vídeos da "operação" para tentar tirar a panela da cabeça da filha. O motivo: foi para guardar esse momento de lembrança.

"Como já roubaram quatro celulares meus, decidi publicar para não perder os vídeos. Vou postar para todo mundo ver essa lembrança e eu poder mostrar para ela daqui uns anos", explica.