Topo

Esse conteúdo é antigo

Equipe de força-tarefa contra a covid é agredida em SC durante fiscalização

Uma viatura da Defesa Civil de Blumenau foi danificada pelos agressores que atacaram equipe de força-tarefa contra a covid-19 - Divulgação/Defesa Civil de Blumenau
Uma viatura da Defesa Civil de Blumenau foi danificada pelos agressores que atacaram equipe de força-tarefa contra a covid-19 Imagem: Divulgação/Defesa Civil de Blumenau

Giorgio Guedin

Colaboração para o UOL, em Blumenau (SC)

13/12/2020 01h02

Uma equipe que compõe a força-tarefa que atua no cumprimento das medidas restritivas da covid-19 em Blumenau (SC) foi agredida na noite deste sábado (12). Dois dos três funcionários foram atacados com socos na cabeça e no rosto. Uma viatura da Defesa Civil também foi danificada.

Segundo a prefeitura de Blumenau, o caso aconteceu em um estabelecimento comercial localizado na rua 25 de julho, no bairro Itoupava Norte. Ao chegar ao local, a equipe foi hostilizada.

A prefeitura informou ainda que o marido da proprietária do empreendimento tentou trancar a equipe em uma sala e incitou que os clientes ajudassem a agredir a equipe. A Polícia Militar foi acionada e, quando chegou ao local, os envolvidos fugiram.

A equipe agredida faz parte da Vigilância Sanitária do município. "As equipes fazem as fiscalizações de modo orientativo. Aconteceu que os fiscais da vigilância sanitária constataram que o alvará era de bar e estava funcionando como restaurante", detalhou Dirceu Rodrigues, diretor de Operações, Gestão de Riscos e Desastres da Defesa Civil municipal ao UOL.

Os envolvidos registraram boletim de ocorrência e fizeram exame de corpo de delito. Dirceu informou que a dupla agredida passa bem, mas está "psicologicamente abalada".

A Polícia Militar lavrou um boletim de ocorrência de lesão corporal leve e dano contra patrimônio público. Ninguém foi detido.

Em nota, a prefeitura de Blumenau informou que "a força-tarefa vai seguir orientando os estabelecimentos para o cumprimento do regramento para o combate da pandemia de coronavírus".

Blumenau tem 228 óbitos por covid-19

Neste sábado, Blumenau registrou dois óbitos, totalizando 228 mortes pela covid-19. A cidade tem 28.892 casos confirmados e a região está no nível gravíssimo da doença. É a terceira cidade onde há mais óbitos e casos confirmados em Santa Catarina.

No início do mês, o governo estadual decretou toque de recolher por 15 dias, que iniciou há uma semana. Entre as medidas, os estabelecimentos comerciais devem fechar as portas até as 23h e podem atender os clientes que já se encontram nos locais até a meia-noite. Além disso, o uso de máscara em qualquer ambiente, exceto residencial, é obrigatório.