Topo

Esse conteúdo é antigo

PI: Bairros de Teresina seguem sem energia; pacientes são transferidos

Yala Sena

Colaboração para o UOL, em Teresina

03/01/2021 11h46

Um apagão que atingiu bairros de Teresina (PI) já dura mais de 60 horas - dois dias e 15 horas - causando protestos pela cidade e prejuízos para a população e serviços públicos. O Hospital de Campanha Padre Pedro Balzi, montado para atender pacientes com covid-19, teve que transferir pacientes para outro hospital.

A falta de energia ocorreu por volta das 20h do dia 31 de dezembro, após um temporal com fortes ventos e raios. Parte dos moradores passou o Réveillon no escuro. Cerca de dez bairros ficaram sem luz. Desde outubro de 2018, a Equatorial Energia assumiu a concessão de energia elétrica no estado, prometendo investimento de R$ 720 milhões.

Equipes do Corpo de Bombeiros, Prefeitura de Teresina e Equatorial tiveram trabalho para as retiradas das árvores em cima da fiação elétrica, das residências e das vias públicas.

O estudante de Medicina, Adriano dos Anjos Sousa, 37 anos, informa que a energia ainda não retornou à sua casa, no bairro Buenos Aires, zona Norte de Teresina. Para reduzir os prejuízos, ele comprou gelo e colocou os alimentos no isopor e reclama da falta de atenção da Equatorial. Para carregar o celular, está usando bateria do seu veículo.

"Era para ser um momento de confraternização, de alegria, mas estamos aqui no prejuízo. Revolta dos moradores, sem informação. Entendemos que foi um fenômeno da natureza, mas a empresa deveria ter uma resposta mais rápida, pagamos um serviço caro para passar por esses transtornos", disse o estudante.

No bairro de Souza, a população ateou foco em pneus e interditou a avenida Duque de Caxias, uma das principais vias de acesso ao bairro. Neste domingo, ainda sem energia, a população manteve a avenida interditada com madeira, cavaletes e cadeiras.

O presidente da Fundação Municipal de Saúde de Teresina, médico Gilberto Albuquerque, informou que foi obrigado a transferir dois pacientes com covid-19 do hospital da campanha Padre Pedro Balzi, montado no Centro de Treinamento de Badminton, na UFPI (Universidade Federal do Piauí), no bairro Ininga, zona Leste de Teresina. Mesmo com gerador, os pacientes que precisaram de respiradores, foram transferidos para o anexo do HUT (Hospital de Urgência de Teresina), que atende pacientes com o novo coronavírus. O hospital de Campanha, onde havia cerca de 16 pacientes, ficou cerca de 15 horas sem luz.

A fornecimento de energia foi interrompido após uma árvore atingir a rede elétrica da universidade. Parte da cobertura de uma das tendas montada no hospital também foi danificada. Uma equipe do Corpo de Bombeiros esteve no local para retirar os galhos e desobstruir o espaço.

Gilberto Albuquerque informou que, devido a instabilidade no fornecimento de energia, principalmente nesse período chuvoso, irá pedir a direção do Hospital Universitário para assumir os pacientes que estão no hospital de campanha Padre Pedro Balzi.

"Nesse período de chuva não é seguro, por isso vamos buscar essa alternativa. E o local precisa ser desocupado para o treinamento dos atletas que irão participar das Olímpiadas. A estrutura do HU é melhor e mais segura", disse o presidente da Fundação.

No hospital de campanha foram gastos R$ 1,9 milhão para montar uma estrutura temporária com capacidade para atender simultaneamente até 86 pacientes. Os leitos são regulados e disponibilizadas, exclusivamente, para usuários vindos de outros hospitais e UPAS de Teresina, em ambulâncias do SAMU e que se enquadrem em casos de baixa e média complexidades da covid-19.

Previsão de retorno

Em nota, a Equatorial Piauí informou que a previsão de retorno é até o meio-dia deste domingo. "A força tarefa realizada pela Distribuidora contribuiu para o avanço no atendimento e, no momento, 98% da energia das áreas afetadas já foi restabelecida. Há 82 equipes de atendimento emergencial em campo, sendo 15 de manutenção pesada, e quase 300 colaboradores estão empenhados na recuperação da rede elétrica na capital, trabalhando em tempo integral desde o início das ocorrências."

As fortes chuvas geraram severos danos à rede elétrica, segundo a empresa. "Em toda a capital, há registro de, pelo menos, 280 árvores que caíram sobre a rede. Isso corresponde a 90% das ocorrências registradas desde o dia 31", informou.

"O fornecimento de energia também foi prejudicado pela alta incidência de raios e objetos metálicos lançados sobre a rede, como placas e outdoors, como registrado no bairro Primavera, na zona norte da capital."

A Equatorial informou ainda que na zona Norte de Teresina alguns bairros ainda estão parcialmente com o serviço interrompido. Nos bairros Santa Clara e Itaperu, existe uma área de transformação afetada (região atendida por um transformador da Distribuidora), impactando um total de 311 clientes da região onde o fornecimento ainda não foi restabelecido.