Topo

Esse conteúdo é antigo

Prefeito de cidade no PI diz ter sido diagnosticado com covid pela 2ª vez

Luiz Menezes (Progressistas) é prefeito de Piripiri, a cerca de 160 quilômetros de Teresina (PI) - Reprodução/Instagram
Luiz Menezes (Progressistas) é prefeito de Piripiri, a cerca de 160 quilômetros de Teresina (PI) Imagem: Reprodução/Instagram

Do UOL, em São Paulo

29/12/2020 15h25Atualizada em 29/12/2020 15h31

Prefeito de Piripiri (PI), a cerca de 160 quilômetros de Teresina, Luiz Menezes (Progressistas) anunciou ter recebido diagnóstico positivo para covid-19 pela segunda vez. Segundo sua assessoria, ele apresentou "fortes sintomas gripais" nos últimos dias e, por isso, decidiu fazer novos testes, tendo recebido ontem o resultado.

Com febre, desidratação e cansaço, Menezes foi internado e está sendo acompanhado pelo cardiologista Thalles Cruz. Todos os compromissos anteriormente agendados, como entregas de obras e a realização de uma live para prestação de contas, foram cancelados.

O fato de o prefeito ter recebido um segundo diagnóstico positivo para covid-19 não significa, necessariamente, que ele seja um caso de reinfecção, uma vez que o primeiro resultado pode ter se tratado de um falso positivo. Seria preciso fazer um sequenciamento do genoma completo dos vírus de ambos os exames para confirmar a reinfecção.

Por ora, o Brasil tem dois casos de reinfecção pelo coronavírus — um em Natal (RN) e outro em Fernandópolis (SP).

O primeiro é o de uma médica de 37 anos que teve dois diagnósticos positivos para covid-19 em um intervalo de quase quatro meses. Já o segundo se trata de uma paciente de 41 anos que foi infectada em junho, se curou e contraiu a doença novamente 145 dias depois.

Segundo o Ministério da Saúde, os dois casos confirmados foram investigados conforme os "critérios estabelecidos" para a confirmação da doença, que consideram dois resultados positivos de RT-PCR em tempo real para o vírus SARS-CoV-2, com intervalo igual ou superior a 90 dias entre os dois episódios de infecção.

Para análise dos casos suspeitos de reinfecção, que somavam 58 no início do mês, a pasta conta com três laboratórios de referência para vírus respiratórios no Brasil: o Instituto Adolfo Lutz, em São Paulo; a Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz), no Rio de Janeiro; e o Instituto Evandro Chagas, no Pará.

(Com Estadão Conteúdo)