Com leitos lotados em Araraquara, secretária suplica: "Se protejam"
A rede municipal de saúde de Araraquara, município localizado no interior de São Paulo, sinaliza que está entrando em colapso. A região atravessa o pior momento da pandemia e decretou lockdown desde a segunda-feira (15) para conter o aumento do número de infecções. Em um apelo feito nas redes sociais, a secretária de Saúde municipal, Eliana Honain disse que o momento é crítico e pediu ajuda da população para evitar novos casos.
"Eu peço, quase suplico, nos auxilie, se protejam. Sem isolamento social vamos perder muitas pessoas, por isso repito, não há flexibilização de decreto. A não ser que seja para regras mais rígidas. A situação é extremamente crítica", disse Eliana no vídeo compartilhado nas redes sociais.
Araraquara tem uma taxa de ocupação de 100% de leitos de enfermaria e 100% de UTI, em hospitais públicos e privados. A Santa Casa da cidade tem 17 pacientes internados com covid-19. Já a Unidade de Retaguarda do Melhado tem 17 pacientes e o Hospital de Campanha tem 39 pessoas internadas. Até o momento, foram notificados 153 óbitos decorrentes do coronavírus.
"O momento é muito sério, muito crítico, todos os 16 pacientes aqui [internados na UPA da Vila Xavier] não conseguem sair do oxigênio. Tem pacientes jovens", disse a secretária de Saúde durante o apelo à população.
Em entrevista à Globonews, o secretário de Saúde de São Paulo Jean Gorinchteyn confirmou que há 12 casos da cepa brasileira do novo coronavírus em Araraquara.
A variante, detectada primeiro na capital do Amazonas, Manaus, foi registrada em diversas partes do país. Hoje, pela primeira vez, a Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz) diagnosticou um caso da cepa no Rio de Janeiro.
Casos registrados em Araraquara
De acordo com o boletim epidemiológico emitido nesta terça-feira (16) pela Prefeitura de Araraquara, foram registrados mais 152 casos positivos da covid-19, equivalente a 53% de 287 amostras analisadas. Além destes, mais 77 foram positivados em laboratórios da rede complementar particular, totalizando 229 novos casos.
Ao todo, desde o início da pandemia, a cidade registrou 12.434 pessoas infectadas pelo coronavírus. Do total de confirmados, 973 permanecem em quarentena, enquanto outros 11.308 já saíram. Aguardam resultado de exames 214 amostras.
Hoje, a cidade tem 212 pacientes internados. Desses, 149 ocupam leitos de enfermaria - sendo nove casos suspeitos e 140 confirmados -. Outros 63 estão na UTI (Unidade de Terapia Intensiva).
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.