Topo

Esse conteúdo é antigo

PA: PRF apreende 10,9 mil munições escondidas em fundo falso de caminhão

Segundo policiais, é a maior apreensão do tipo realizada no Pará - PRF/Divulgação
Segundo policiais, é a maior apreensão do tipo realizada no Pará Imagem: PRF/Divulgação

Luciana Cavalcante

Colaboração para o UOL, em Belém

24/02/2021 15h28

Quase 11 mil munições de vários calibres foram apreendidas pela Polícia Rodoviária Federal no fundo falso de um caminhão que trafegava pela rodovia BR-163, em Santarém, no oeste do Pará. O motorista foi preso.

Ao todo foram 10.915 unidades, a maioria dos calibres 28 e 20, sendo 4.025 e 2.625, respectivamente. Além deles, os policiais também apreenderam sete mil espoletas.

"A espoleta é usada para a reutilização da cápsula da munição. Com ela, a cápsula é recarregada com pólvora para ser usada novamente", explicou o inspetor Salim Junes.

O material foi descoberto em uma fiscalização de rotina. Os policiais desconfiaram da atitude do motorista e resolveram vistoriar o baú, encontrando o carregamento embalado em caixas de papelão, dentro de um fundo falso.

O motorista declarou aos agentes que vinha de Imperatriz (MA) e seguia para Santarém. Segundo a PRF, é a maior apreensão realizada no Pará.

"Essa quantidade é 869% a mais em relação às apreensões durante todo ano de 2020", revelou o policial. No ano passado foram 1.147 unidades apreendidas, sendo que em menos de dois meses de 2021, já foram 11.117 munições apreendidas.

A suspeita da PRF é que as munições fossem distribuídas para vários municípios paraenses e utilizadas na prática de crimes.

O motorista foi encaminhado para a Polícia Civil para os procedimentos legais.