Circo 'preso' em cidade por falta de dinheiro recebe doações para ir embora
Integrantes do circo que ficou cerca de dois meses "preso" por falta de dinheiro na cidade de Bauru (SP), a 330 km de São Paulo, começaram a desmontar a estrutura e seguir viagem até à capital paulista. A mudança só foi possível após doações feitas por moradores da cidade e internautas que souberam da história.
O UOL acompanha o caso da trupe desde fevereiro. O Circo Moscou Internacional montou a estrutura na cidade no começo do ano para cumprir a temporada 2021. A ideia era tentar reverter as perdas de 2020, afinal, a pandemia fez com que elenco ficasse parado durante nove meses.
O problema é que restrições impostas por causa dos crescentes índices da covid-19 na cidade colocaram a região na fase mais rígida no Plano São Paulo, que avalia a retomada das atividades econômicas no estado. Na fase vermelha, apresentações artísticas presenciais são proibidas. Sem espetáculo, sem dinheiro das bilheterias.
O assunto ganhou tanta repercussão que até o humorista Dedé Santana, considerado o embaixador dos circos no país, se solidarizou com os 47 integrantes e gravou um vídeo fazendo apelo.
"A classe artística foi duramente atingida, mas o [artista de] circo trabalha hoje para comer amanhã (...). no circo nós temos muitas pessoas de idade, crianças e precisamos de ajuda."
O apelo fez com que a prefeitura ajudasse os artistas com cestas básicas e com a promoção de uma live para estimular as doações. No entanto, os 47 integrantes do circo ainda precisavam de mais dinheiro para o combustível dos caminhões e trailers.
A ideia inicial era seguir para Araras (SP), cidade que tinha programação confirmada em agenda — cancelada. Com o agravamento da pandemia e a ampliação das restrições no estado, o destino mudou.
"Estamos indo para a cidade de São Paulo. Ainda sem terreno certo. Não conseguimos nenhuma outra cidade. Está tudo fechado", revela Sandro Lima, integrante do elenco há 28 anos.
Até o momento, as doações já somam cerca de R$ 10 mil, mas para concluir toda a viagem ainda faltam R$ 4,7 mil. Doações de qualquer quantia podem ser feitas por meio de transferências de PIX. A chave é 14998485441.
"Para piorar, a viagem está cheia de problemas. Dois dos caminhões pararam por causa de oito pneus que estouraram", lamenta Lima.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.