Topo

Esse conteúdo é antigo

Padre que cometeu assaltos no RS é transferido para hospital psiquiátrico

Defesa diz que Eliseu Lisboa Moreira teve um surto psicótico e precisa de tratamento - Divulgação/Brigada Militar
Defesa diz que Eliseu Lisboa Moreira teve um surto psicótico e precisa de tratamento Imagem: Divulgação/Brigada Militar

Júlia V. Kurtz

Colaboração para o UOL, em Passo Fundo (RS)

11/03/2021 18h34

O padre preso no Rio Grande do Sul por cometer três assaltos no mesmo dia saiu da prisão.

Eliseu Lisboa Moreira, de 27 anos, foi transferido para um hospital psiquiátrico na noite de ontem, após passar nove dias encarcerado. O pároco foi preso em flagrante no dia 2 de março, em Passo Fundo, a 288 km de Porto Alegre, e a defesa alegou que ele sofre de problemas psiquiátricos.

Ainda segundo a defesa, Moreira teve um surto psicótico e precisa de tratamento. Ele teria suspendido o tratamento três semanas antes do crime, mas os motivos que o levaram a isso ainda não foram esclarecidos.

O padre cometeu os assaltos contra dois mercados e uma farmácia usando uma pistola falsa e dirigindo um veículo Hyundai IX35 pertencente à Arquidiocese de Passo Fundo. No momento da prisão, a polícia encontrou com ele R$ 655, itens de higiene e alimentos roubados. Ele usava um boné vermelho e camiseta azul e foi reconhecido por testemunhas.

Em vídeo divulgado no dia seguinte à prisão, o arcebispo de Passo Fundo, Dom Rodolfo Luis Weber, afirmou que a arquidiocese foi pega de surpresa com a notícia. "O padre, mesmo que seja membro da diocese, tem que responder por seus atos individuais", disse.

Moreira foi ordenado em 2019 e atuava em Tapejara (RS), cerca de 50 km de Passo Fundo. Devido à prisão, ele foi suspenso e deverá responder a um processo interno da igreja, além do criminal.