Topo

Esse conteúdo é antigo

Chuva cobre veículos, alaga avenidas e invade casas no Maranhão

Rafael Souza

Colaboração para o UOL, em São Luís (MA)

15/03/2021 16h49

Uma forte chuva, que aconteceu na manhã de hoje e durou mais de quatro horas, causou estragos em vários bairros da região metropolitana de São Luís, no Maranhão. Ruas e avenidas ficaram alagadas, carros ficaram presos no trânsito, árvores caíram e casas foram invadidas pela água.

Segundo o núcleo de Meteorologia da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), a chuva foi a mais forte registrada no ano na região.

"Foi registrado hoje na capital um volume pluviométrico de 140 milímetros. Sem sombra de dúvidas, esse é o maior corrido aqui na capital, em 2021. Este volume representa cerca de 35% esperado para o mês todo, e isso apenas até as 9h da manhã de hoje, dia 15", informou o meteorologista Gunther Reschke, da UEMA.

Em vídeos compartilhados nas redes sociais, moradores registraram as consequências da chuva. No bairro La Belle Park, em Paço do Lumiar, um carro foi parcialmente coberto pela forte correnteza que passava pela rua. Na mesma região, na Estrada de Ribamar, o trânsito foi totalmente interrompido por um alagamento. Nem mesmo ônibus conseguiam passar pelo local e um carro chegou a ficar preso.

Na capital, na Avenida São Luís Rei de França, o volume de água cobriu toda a pista e arredores. Já na Avenida Litorânea, próximo à praia, em certo momento o volume de água ultrapassou o limite da calçada, chegou até a areia e se encontrou com o mar.

A Prefeitura de São Luís está atuando com a Defesa Civil para evitar deslizamentos nas áreas de risco, e com outras equipes para evitar acidentes de trânsito. Até o início da tarde de hoje, não há informações de feridos ou desabrigados.