Hospital troca corpos de pacientes e família enterra pessoa errada no RN
Um hospital particular de Natal trocou os corpos de dois pacientes que morreram de covid-19. Uma das famílias chegou a sepultar a pessoa errada.
A confusão aconteceu ontem. O filho de um dos pacientes, ao providenciar serviço funerário, foi informado que o corpo do pai já havia sido liberado. A partir daí, iniciou-se um desgaste emocional para os familiares, que queriam sepultar Gerde Luís Xavier Damasceno, 63 anos.
O idoso passou cerca de duas semanas internado no Hospital do Coração lutando contra o novo coronavírus. Chegou a ser intubado, mas não resistiu. Foi a segunda perda da família para a covid-19 em pouco mais de um mês.
"Meu irmão morreu dia 18 de fevereiro. Estamos todos muito abalados ainda. E agora meu pai. É um aburdo que, no meio de todo esse sofrimento, a gente tenha que passar pelo constrangimento de não poder enterrar meu pai", disparou Gerdian Cabral, filho do idoso.
Outro paciente também morreu na unidade de saúde ontem. Ao tentar liberar o corpo do pai, Gerdian percebeu que o documento estava assinado por um estranho.
"Outra família reconheceu o corpo do meu pai e o hospital liberou. Chegaram até a sepultar. Corremos atrás e o hospital admitiu o erro e providenciou a troca, mas vamos cobrar essa confusão judicialmente", disse.
A família que enterrou o corpo de Gerde Luís não foi encontrada para comentar o problema.
Em nota, o Hospital do Coração lamentou o incidente. A unidade explicou que, na madrugada da terça-feira (23), faleceram dois pacientes do sexo masculino vítimas da covid-19.
O hospital ressaltou as famílias foram comunicadas e que o filho de um dos pacientes fez o reconhecimento.
"Houve ainda falha do setor responsável ao não seguir nosso protocolo de conferência dos documentos necessários para a liberação do corpo para o sepultamento, o que contribuiu para a ocorrência constrangedora e inaceitável", disse o comunicado.
Confira a nota na íntegra:
O Hospital do Coração de Natal lamenta profundamente o acontecido e está dando toda assistência às duas famílias.
Na madrugada de terça-feira, 23 de março, dois pacientes do sexo masculino, vítimas de COVID, que estavam internados na UTI do hospital, faleceram. As duas famílias foram comunicadas para que viessem fazer o reconhecimento dos corpos.
O filho de um dos pacientes, ao comparecer ao necrotério do hospital, fez o reconhecimento do corpo do outro paciente falecido como sendo o corpo do seu pai.
Houve ainda falha do setor responsável ao não seguir nosso protocolo de conferência dos documentos necessários para a liberação do corpo para o sepultamento, o que contribuiu para a ocorrência constrangedora e inaceitável.
A Direção do hospital, como já dito acima, lamenta profundamente o acontecido e está tomando todas as providências necessárias junto à empresa funerária para que cada família possa fazer o sepultamento digno do seu familiar.
Pandemia no RN
O Rio Grande do Norte contabiliza 4.209 mortes em decorrência do novo coronavírus desde o início da pandemia. O ultimo boletim oficial aponta 186.841 casos já contabilizados da covid-19.
Devido ao avanço nos registros, a gestão estadual decretou lockdown de 14 dias. Até 2 de abril, somente atividades essenciais poderão funcionar.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.