Topo

Esse conteúdo é antigo

Hospital troca corpos de pacientes e família enterra pessoa errada no RN

Gerde Luís Damasceno teve corpo liberado por outra família e chegou a ser sepultado - Acervo pessoal
Gerde Luís Damasceno teve corpo liberado por outra família e chegou a ser sepultado Imagem: Acervo pessoal

Ed Rodrigues

Colaboração para o UOL, no Recife

24/03/2021 18h19

Um hospital particular de Natal trocou os corpos de dois pacientes que morreram de covid-19. Uma das famílias chegou a sepultar a pessoa errada.

A confusão aconteceu ontem. O filho de um dos pacientes, ao providenciar serviço funerário, foi informado que o corpo do pai já havia sido liberado. A partir daí, iniciou-se um desgaste emocional para os familiares, que queriam sepultar Gerde Luís Xavier Damasceno, 63 anos.

O idoso passou cerca de duas semanas internado no Hospital do Coração lutando contra o novo coronavírus. Chegou a ser intubado, mas não resistiu. Foi a segunda perda da família para a covid-19 em pouco mais de um mês.

"Meu irmão morreu dia 18 de fevereiro. Estamos todos muito abalados ainda. E agora meu pai. É um aburdo que, no meio de todo esse sofrimento, a gente tenha que passar pelo constrangimento de não poder enterrar meu pai", disparou Gerdian Cabral, filho do idoso.

Outro paciente também morreu na unidade de saúde ontem. Ao tentar liberar o corpo do pai, Gerdian percebeu que o documento estava assinado por um estranho.

"Outra família reconheceu o corpo do meu pai e o hospital liberou. Chegaram até a sepultar. Corremos atrás e o hospital admitiu o erro e providenciou a troca, mas vamos cobrar essa confusão judicialmente", disse.

A família que enterrou o corpo de Gerde Luís não foi encontrada para comentar o problema.

Em nota, o Hospital do Coração lamentou o incidente. A unidade explicou que, na madrugada da terça-feira (23), faleceram dois pacientes do sexo masculino vítimas da covid-19.

O hospital ressaltou as famílias foram comunicadas e que o filho de um dos pacientes fez o reconhecimento.

"Houve ainda falha do setor responsável ao não seguir nosso protocolo de conferência dos documentos necessários para a liberação do corpo para o sepultamento, o que contribuiu para a ocorrência constrangedora e inaceitável", disse o comunicado.

Confira a nota na íntegra:

O Hospital do Coração de Natal lamenta profundamente o acontecido e está dando toda assistência às duas famílias.

Na madrugada de terça-feira, 23 de março, dois pacientes do sexo masculino, vítimas de COVID, que estavam internados na UTI do hospital, faleceram. As duas famílias foram comunicadas para que viessem fazer o reconhecimento dos corpos.

O filho de um dos pacientes, ao comparecer ao necrotério do hospital, fez o reconhecimento do corpo do outro paciente falecido como sendo o corpo do seu pai.

Houve ainda falha do setor responsável ao não seguir nosso protocolo de conferência dos documentos necessários para a liberação do corpo para o sepultamento, o que contribuiu para a ocorrência constrangedora e inaceitável.

A Direção do hospital, como já dito acima, lamenta profundamente o acontecido e está tomando todas as providências necessárias junto à empresa funerária para que cada família possa fazer o sepultamento digno do seu familiar.

Pandemia no RN

O Rio Grande do Norte contabiliza 4.209 mortes em decorrência do novo coronavírus desde o início da pandemia. O ultimo boletim oficial aponta 186.841 casos já contabilizados da covid-19.

Devido ao avanço nos registros, a gestão estadual decretou lockdown de 14 dias. Até 2 de abril, somente atividades essenciais poderão funcionar.