Topo

Esse conteúdo é antigo

Sem leito, paciente recebe oxigênio em maca do lado de fora de UPA no RN

Paciente precisou ser atendido fora de UPA em Natal para esperar teste - Reprodução
Paciente precisou ser atendido fora de UPA em Natal para esperar teste Imagem: Reprodução

Ed Rodrigues

Colaboração para o UOL, no Recife

23/03/2021 17h26

Um paciente com suspeita de covid-19 passou a madrugada de ontem recebendo oxigênio na área externa de uma UPA de Natal (RN) por falta de leito. O homem não teve a identidade divulgada. Segundo a Secretaria de Saude da cidade, ele aguardava pelo teste do novo coronavírus.

O registro foi feito por outro paciente. A imagem do homem deitado na maca em uma espécie de estacionamento demonstra a dimensão do colapso que o sistema de saúde do município enfrenta.

A pasta municipal informou que o homem aguardava o resultado do exame para que fosse definido se haveria necessidade de transferi-lo para outra unidade. O que aconteceu com o paciente, no entanto, não foi revelado.

O órgão acrescentou que vários pontos de oxigênio foram disponibilizados nas áreas externas das UPAs. A decisão antecipou um esperado aumento na demanda de pacientes.

Os pontos de oxigênio, colocados nas áreas de embarque e desembarque das ambulâncias, podem ser usados pelos profissionais do Samu.

A situação nas unidades tem preocupado a população que busca atendimento. A pediatra Alania Siqueira teve avó atendida na UPA de Cidade Satélite. Ela lembra o quão ficou assustada quando entrou na unidade.

"Eu me desesperei com a quantidade de pessoas nos corredores em macas. O que mais a gente escuta é que não tem vaga", contou ao UOL. "Os hospitais já eram lotados. Mas, agora, com a covid, as coisas pioraram alarmantemente."

Pandemia no Rio Grande do Norte

O estado atualmente acumula 4.084 mortes em decorrência do novo coronavírus desde o início da pandemia. O ultimo boletim oficial aponta 183.089 casos confirmados da covid-19.

Devido ao avanço nos registros, a gestão estadual decretou lockdown de 14 dias. Até 2 de abril, somente atividades essenciais poderão funcionar.