Topo

Esse conteúdo é antigo

Idosa que sofreu dois AVCs depois de ser picada por cobra morre em SP

Maria de Fátima Barbosa Greca foi picada por uma jararacuçu e não resistiu às complicações - Acervo pessoal
Maria de Fátima Barbosa Greca foi picada por uma jararacuçu e não resistiu às complicações Imagem: Acervo pessoal

Naian Lopes

Colaboração para o UOL, em Pereira Barreto (SP)

24/03/2021 19h02

Maria de Fátima Barbosa Greca, de 63 anos, morreu hoje após passar dias internada e intubada no Hospital Irmã Dulce, de Praia Grande (SP). A idosa havia sido picada por uma cobra jararacuçu quando entrava em sua casa em Itanhaém (SP) e sofreu dois AVCs.

Segundo a filha dela, Danielle Greca, Maria de Fátima não conseguiu se recuperar. "Ela faleceu e o médico explicou pra gente, vários fatores e ainda o veneno da cobra estava fazendo efeito", explicou ao UOL.

A morte foi surpreendente, já que Maria de Fátima vinha se recuperando. "O médico disse que o sangue dela já tinha drenado", contou Danielle na ocasião.

A mulher havia sido internada no Hospital de Praia Grande na sexta-feira (19) depois de passar algumas horas e ter recebido os primeiros-socorros na UPA (Unidade de Pronto Atendimento) de Itanhaém. No hospital, dois AVCs e um coágulo no cérebro foram diagnosticados, por isso foi necessário uma cirurgia de emergência.

Segundo Danielle, a mãe passou hemodiálise, mas havia também sangue no pulmão e ela acabou não resistindo. Durante contato com a reportagem, a filha da idosa estava em viagem com a família para levar o corpo da mãe para Passa Quatro (MG), onde ocorrerá o velório e enterro.

O caso

Maria de Fátima estava entrando em sua casa na Chácara das Tâmaras, em Itanhaém, quando levou uma picada no calcanhar. A serpente foi identificada como uma jararacuçu, que é venenosa.

Rapidamente a mulher foi levada a UPA para receber atendimento e, por conta dos AVCs, foi transferida em estado grave para o Hospital Irmã Dulce, em Praia Grande.