Topo

Esse conteúdo é antigo

Empregada contradiz mãe de Henry e diz que sabia de morte do menino

Tatiana Campbell

Colaboração para o UOL, no Rio de Janeiro

25/03/2021 12h36

A empregada doméstica que trabalha na casa de Monique Medeiros e Jairo Souza dos Santos Júnior, o vereador Dr. Jairinho (Solidariedade), disse em depoimento que sabia a respeito da morte do menino Henry Borel, de 4 anos, no dia 8 de março. A versão contradiz a da mãe do menino.

A trabalhadora, identificada como Rosângela, falou aos agentes da 16ª DP que foi avisada a respeito da morte de Henry no dia que foi trabalhar. Quando foi ouvida pela polícia, na semana passada, Monique relatou que a limpeza do apartamento foi feita pela funcionária - prejudicando a perícia - já que ela não tinha conhecimento do ocorrido e que chegou a dar folga para ela na hora do almoço.

À polícia, Dr. Jairinho contou que ao voltar para casa, por volta das 10h, viu a empregada doméstica conversando sobre a morte do menino com a namorada e uma assessora. Os agentes tentam entender o que de fato aconteceu com o menino.

Ontem, a avó materna de Henry foi mais uma das testemunhas ouvidas pelo delegado Henrique Damasceno, titular da 16ª DP. Rosângela Medeiros, mãe de Monique, relatou aos policiais que era muito próxima do neto que a criança costumava dormir em sua casa, em Bangu, na zona oeste do Rio, de três a quatro vezes por semana.

Além disso, era comum que os avós passassem algumas noites na residência do casal, na Barra da Tijuca. O parlamentar disse aos policiais que Henry dormia com os avós em seu próprio quarto, e que assim não interferia na intimidade do casal.

Outra situação que está sendo analisada pela Polícia Civil é o depoimento de uma ex-namorada de Dr. Jairinho que relatou que ela e a filha foram agredidas pelo parlamentar quando os dois tinham um relacionamento há 8 anos. Dias antes deste depoimento, segundo a ex-companheira, a mãe dela recebeu uma ligação de Dr. Jairinho.

A mulher disse ter se sentido ameaçada já que estava há muitos anos sem contato.

De acordo com a defesa do vereador, "absolutamente não é verdade. A irmã dela rotineiramente entrava em contato com o parlamentar para solicitar demandas políticas, e, inclusive, emprego para a ex-namorada nas eleições do vereador", disse o advogado André França.

Henry Borel, de 4 anos, foi encontrado pela mãe e o padrasto no chão do apartamento onde morava na madrugada do último dia 8, de acordo com o relato deles à polícia. Os laudos de necropsia atestam que o menino sofreu hemorragia interna e laceração hepática, provocada por ação contundente. A equipe médica que atendeu a criança disse que Henry chegou sem vida na unidade de saúde.