Topo

Esse conteúdo é antigo

Polícia dispersa 352 pontos de aglomeração em SP durante a noite

28.mar.2021 - Agentes da Vigilância Sanitária em conjunto com a Polícia Civil fecham bares clandestinos no bairro do Brás, zona leste de São Paulo, durante a madrugada. Bares e festas não podem funcionar na atual Fase Emergencial do Plano SP para evitar a disseminação da covid-19  - AGÊNCIA DE FOTOGRAFIA/ESTADÃO CONTEÚDO
28.mar.2021 - Agentes da Vigilância Sanitária em conjunto com a Polícia Civil fecham bares clandestinos no bairro do Brás, zona leste de São Paulo, durante a madrugada. Bares e festas não podem funcionar na atual Fase Emergencial do Plano SP para evitar a disseminação da covid-19 Imagem: AGÊNCIA DE FOTOGRAFIA/ESTADÃO CONTEÚDO

Luís Adorno

Do UOL, em São Paulo

28/03/2021 13h11Atualizada em 28/03/2021 13h11

A força-tarefa montada pelo governo de São Paulo contra pontos de aglomeração em meio à pandemia dispersou 352 pontos de aglomeração na capital paulista entre a noite de ontem e a madrugada de hoje. A força-tarefa integra servidores das polícias, da Vigilância Sanitária, do Procon e da Prefeitura de São Paulo.

Segundo o Comitê de Blitze, 196 estabelecimentos foram vistoriados. Desse total, 26 foram autuados pelo descumprimento da fase emergencial do Plano São Paulo. Dois eventos também foram encerrados no Brás, na região central.

"As reuniões aconteciam em dois locais distintos na rua Doutor Costa Valente. Os organizadores foram levados até o 78° Distrito Policial, onde foram autuados por infração de medida sanitária preventiva", afirmou o governo paulista por meio de nota.

Em outro endereço na mesma rua, os responsáveis por um bar foram autuados pelos agentes do comitê da Blitze pela identificação de pessoas sem máscaras, de uso obrigatório.

Nas ações, a PM prendeu 13 pessoas, sendo sete delas procuradas pela Justiça. "Ao todo, 10.186 veículos foram vistoriados e 113 deles, produto de furto e roubo, foram recuperados e serão restituídos aos seus proprietários", disse o governo.

Comitê de Blitze

A força-tarefa que verifica possíveis locais que estejam descumprindo as medidas sanitárias previstas foi criada em 12 de março em parceria entre o governo estadual e a prefeitura da capital.

Qualquer pessoa pode denunciar festas clandestinas e funcionamento irregular de serviços não essenciais pelo telefone 0800-771-3541 e também no site www.procon.sp.gov.br ou pelo e-mail secretarias@cvs.saude.sp.gov.br, do Centro de Vigilância Sanitária.

102 pontos de aglomeração entre sexta e sábado

A força-tarefa do governo paulista flagrou, entre a noite de sexta-feira e a madrugada de ontem, 102 pontos de aglomeração na cidade de São Paulo. Ao todo, 221 dispersões precisaram ser feitas entre sexta e sábado, de acordo com balanço do Comitê de Blitze.

Entre os 102 pontos de aglomeração identificados pela força-tarefa, estava uma casa noturna no centro da capital, que previa a presença de 250 pessoas na noite da inspeção, de acordo com o governo paulista. O nome do local não foi divulgado, mas a força-tarefa afirma que a festa foi encerrada e que a casa noturna foi autuada e interditada.

Além da balada, um salão de beleza na região de Pinheiros, zona oeste da cidade, foi autuado e interditado. A atividade não é permitida na fase emergencial do Plano São Paulo de contingência. Uma outra empresa, de segurança privada, no Jabaquara, zona sul, também foi autuada, inclusive pela identificação de pessoas sem máscaras, de uso obrigatório.