MPRJ cria canal para denúncias de abusos durante operações nas favelas
O MPRJ (Ministério Público do Rio de Janeiro) criou um canal para receber denúncias de casos de violência e abusos de autoridades cometidos durante operações policiais nas favelas do estado. As denúncias podem ser enviadas através do WhatsApp (21) 2215-7003 ou pelo e-mail gt-adpf635@mprj.mp.br. Elas podem ser feitas a qualquer hora do dia.
O Ministério Público do Rio informa que após a denúncia, todo o material recebido será analisado imediatamente e, sendo constatada a necessidade de atuação, encaminhado para promotores de Justiça para investigar o que foi relatado.
A medida cumpre uma decisão do STF (Supremo Tribunal Federal) durante o julgamento da ADPF (Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental) nº 635/RJ para abrir um canal de diálogo com a sociedade civil para que sejam apurados desvios de conduta praticados durante operações policiais.
Uma das determinações da ADPF 635, de junho do ano passado, está a suspensão de operações policiais nas favelas do Rio durante a pandemia do novo coronavírus.
O canal foi criado pelo Grupo Temático Temporário do MPRJ, que foi instaurado no dia 23 de abril para promover ações que atendam às determinações para redução da letalidade e da violência policial no estado. Dentre as ações previstas do grupo está a atuação em regime de plantão contínuo e ininterrupto para atendimento às demandas relacionadas ao controle externo das polícias fluminenses.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.