Operação da Polícia Federal prende no Rio líder do PCC
A PF (Polícia Federal) prendeu hoje o líder de uma facção criminosa descrita como "de forte atuação no estado de São Paulo". Os nomes do preso e da facção à qual ele pertence não foram informados pela PF, mas segundo apurou a reportagem do UOL ele é do PCC (Primeiro Comando da Capital). O mandado de prisão foi expedido pela 1ª Vara Criminal de Bangu (RJ) e cumprido na Operação Litoral.
De acordo com as investigações, o preso orientava outros membros mais jovens para atuar no crime, além de administrar uma área em que alega possuir domínio para a venda de drogas no litoral paulista, onde era intermediador entre os fornecedores da droga e os traficantes da base.
Nos áudios captados pela investigação e autorizados pela Justiça, há diálogos com outros integrantes da facção relacionado ao armazenamento e a posse de armas de fogo e munições, além de menção a execução de pessoas, sejam desafetos da organização criminosa, ou integrantes da mesma aceitos pelo grupo, mas que se desviaram da doutrina imposta.
A investigação também concluiu que o algo da operação repassam serviços para outros faccionados.
No final de 2020, a Polícia Federal deflagrou a Operação Expurgo para cumprir 27 mandados de prisão preventiva e 10 mandados de busca e apreensão, em seis estados da federação (RJ, SP, PE, MG, PA e MS).
Na ocasião, os mandados também foram expedidos pela 1ª Vara Criminal da Comarca de Bangu em investigação sobre as atividades criminosas de lideranças e dos principais integrantes de uma facção do crime organizado que atua em âmbito nacional.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.