Topo

Esse conteúdo é antigo

Morre uma das vítimas de explosão em posto de combustível em Rio Claro (SP)

Andréia Martins

Do UOL, em São Paulo

01/07/2021 09h39Atualizada em 01/07/2021 15h43

Uma das duas vítimas que ficaram em estado grave após a explosão em um posto de combustível ontem, próximo à rodovia Washington Luís, em Rio Claro (SP), morreu na manhã desta quinta-feira. A informação foi confirmada ao UOL pela Santa Casa de Rio Claro.

A vítima foi identificada como Jovino Rocha de Andrade, de 42 anos. A morte foi confirmada às 4h10. Ele estava internado na Santa Casa da cidade. Segundo a Secretaria de Saúde de Rio Claro, ele sofreu amputação de membros. A outra vítima, Marcelo Tadeu de Oliveira, de 48 anos, segue na UTI do hospital.

Segundo o médico Rafael Garcia, diretor de Urgência e Emergência de Rio Claro, ele está "estável, consciente, respirando sem ajuda de aparelhos. Ele foi submetido a um procedimento cirúrgico devido a um trauma abdominal e segue ainda sem previsão de alta dos cuidados intensivos", disse.

rio claro - LUCIANO CLAUDINO/ESTADÃO CONTEÚDO - LUCIANO CLAUDINO/ESTADÃO CONTEÚDO
Local onde na noite de ontem um caminhão explodiu em um posto de combustíveis na rodovia Washington Luís, em Rio Claro, no interior de São Paulo
Imagem: LUCIANO CLAUDINO/ESTADÃO CONTEÚDO

As duas vítimas graves eram motoristas. A Santa Casa não soube confirmar se Jovino era o motorista do caminhão que explodiu ou de um caro que era abastecido no momento da explosão.

No início da tarde, a secretaria divulgou um novo boletim e atualizou o número de feridos para 21 no total, sendo que um já teve a morte confirmada.

Oito pessoas receberam atendimento em Ipeúna, município vizinho a Rio Claro. Outros sete feridos foram atendidos na UPA da Avenida 29, e desses, cinco já foram liberados. Seis pacientes foram encaminhados ao Pronto-Socorro Municipal (PSMI) e os dois feridos graves para a Santa Casa, onde um teve a morte confirmada.

A explosão aconteceu por volta das 19h, depois que três caminhões que estavam no posto Confiante pegaram fogo, um deles com produtos químicos, causando várias explosões. As chamas não chegaram a atingir as bombas do posto. O incidente abriu uma cratera de 6 metros de largura no pátio em que os veículos estavam estacionados e atingiu outros carros.

Segundo a empresa responsável, o local tinha 28 funcionários, divididos em 3 turnos. No local também funcionava um restaurante.

As causas do acidente ainda são apuradas, mas a hipótese é de superaquecimento no sistema de frenagem do caminhão.

Conforme o Corpo de Bombeiros, ao menos oito viaturas da corporação e outras cinco do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foram mobilizadas para apagar o fogo e dar socorro às vítimas.

Moradores de diversos bairros da cidade e pessoas que passaram perto do local usaram as redes sociais para relatar o desespero logo após a explosão. Houve registro de casa que tiveram os vidros e janelas quebrados devido à força da explosão.

Um dos relatos nas redes sociais foi feito por Erica David. Ela contou que familiares estavam em uma igreja ao lado do posto e "foram atirados para longe". "Quero também agradecer a Deus pelo livramento que deu a minha família ontem quando o posto explodiu em Rio Claro, estavam na igreja encostado ao posto, foram atirados para longe, mas Deus os guardou!", escreveu ela.

Errata: este conteúdo foi atualizado
O posto Confiante foi chamado incorretamente de Confidente. O conteúdo foi corrigido.