Topo

Esse conteúdo é antigo

Filhote de baleia jubarte de 7 metros é encontrado morto em praia de SP

Filhote de baleia jubarte com mais de 7 metros foi encontrado morto após ficar encalhado em praia de Peruíbe - Instituto Biopesca
Filhote de baleia jubarte com mais de 7 metros foi encontrado morto após ficar encalhado em praia de Peruíbe Imagem: Instituto Biopesca

Do UOL, em São Paulo

07/07/2021 14h09

Um filhote de baleia jubarte foi encontrado morto na praia do Jardim Guaraú, em Peruíbe, no litoral de São Paulo, na manhã de hoje.

Segundo informações do Instituto Biopesca, o animal era um macho com 7,74 metros de comprimento e já estava em avançado estado de decomposição quando foi encontrado.

A necropsia para avaliar a causa da morte do animal ainda não foi finalizada pela equipe técnica do instituto. Esta foi a quarta ocorrência de encalhe de baleias registrada pelo Instituto Biopesca neste ano na região.

"Embora ainda não tenha sido possível identificar a causa da morte, os motivos para encalhes de filhotes de baleias já são conhecidos, a exemplo da separação precoce da mãe em decorrência de diferentes fatores, como ele ter se perdido", disse o órgão em nota.

Outros motivos são relacionados a doenças debilitantes e que afetam o sistema nervoso, deixando os animais desorientados. Essas doenças podem ser de causa natural ou por motivos antrópicos, em decorrência de poluição marinha, por exemplo.

O instituto explicou que na maioria das vezes, quando o encalhe acontece os animais já estão sem vida.

O Instituto Biopesca monitora o Trecho 8, compreendido entre Peruíbe e Praia Grande. Para acionar o serviço de resgate de mamíferos, tartarugas e aves marinhas, vivos, mas debilitados, ou mortos, entre em contato pelos telefones 0800 642 3341 (horário comercial) ou (13) 99601-2570 (WhatsApp e chamada a cobrar).