Topo

Amazonas investiga suspeita de surto de doença transmitida por fruta tucumã

Segundo a Vigilância em Saúde de Manacapuru, o consumo do tucumã ocorreu no último fim de semana - iStock
Segundo a Vigilância em Saúde de Manacapuru, o consumo do tucumã ocorreu no último fim de semana Imagem: iStock

Colaboração UOL

14/07/2021 20h51Atualizada em 14/07/2021 21h26

A Vigilância em Saúde do Amazonas informou que está investigando a suspeita de um surto de doença transmitida pelo consumo da fruta tucumã, ocorrido na comunidade Irapajé, na zona rural de Manacapuru, região oeste de Manaus. Trinta casos foram notificados, e um menino de 8 anos morreu por suspeita de intoxicação.

Segundo a Vigilância em Saúde de Manacapuru, o consumo do tucumã ocorreu no último fim de semana. O alimento foi distribuído nos bairros e em algumas localidades rurais próximas à sede do município.

A criança chegou a ser internada em um hospital da cidade na última segunda-feira, mas não resistiu. Outras duas pessoas permanecem internadas sob a mesma suspeita, relata a Vigilância Sanitária.

De acordo com o diretor-presidente da Vigilância Sanitária, Cristiano Fernandes, a notificação da suspeita de surto foi recebida hoje de manhã. "Após a notificação da ocorrência de casos associados à ingestão de tucumã, foram enviados técnicos para investigar a situação", detalha.

O chefe da Vigilância Epidemiológica, Alexsandro Xavier, explica que a investigação vai permitir a identificação e eliminação das fontes de contaminação e o controle dos casos confirmados da doença. "Serão analisadas as amostras em laboratório para elucidar a provável causa e poder confirmar a existência do surto", acrescenta.

Equipes das vigilâncias Epidemiológica e Sanitária seguiram para a comunidade para apurar os casos e coletar amostras de materiais para análise.