Topo

Esse conteúdo é antigo

Caso Marielle: Mulher de Ronnie Lessa é presa por tráfico de armas

Elaine Lessa, mulher de Ronnie Lessa, preso acusado de matar Marielle Franco - Reprodução
Elaine Lessa, mulher de Ronnie Lessa, preso acusado de matar Marielle Franco Imagem: Reprodução

Igor Mello

Do UOL, no Rio

18/07/2021 14h10

A PF (Polícia Federal) prendeu na manhã de hoje (18) Elaine Lessa —mulher do policial militar reformado Ronnie Lessa, acusado pelos assassinatos da vereadora Marielle Franco e do motorista Anderson Gomes. Ela foi detida a pedido do MPF (Ministério Público Federal) em uma investigação sobre tráfico internacional de armas.

Elaine havia deixado a prisão na última sexta-feira (16), após ser condenada por destruição de provas relacionadas ao caso Marielle. Ronnie Lessa também foi alvo de um mandado de prisão preventiva na operação de hoje.

Ele está preso na Penitenciária Federal de Mossoró (RN) e será julgado por um júri popular pela acusação de ter executado Marielle e Anderson.

Segundo a Seap (Secretaria Estadual de Administração Penitenciária), Elaine deu entrada no Presídio Frederico Marques, em Benfica, zona norte do Rio. Lá ela aguardará a realização de uma audiência de custódia, que ainda será marcada pela Justiça.

Segundo a TV Globo, Elaine e Ronnie são acusados de terem traficado de Hong Kong para o Brasil 16 componentes para fuzis AR-15, conhecidos como quebra-chamas.

Na operação em que Ronnie foi preso sob a acusação de matar Marielle, em março de 2019, a Polícia Civil do Rio encontrou em um endereço ligado a ele 117 fuzis modelo M-16 desmontados, além de equipamentos para montagem de armas de fogo. Esta foi a maior apreensão de fuzis da história do Rio de Janeiro, segundo a Polícia Civil.

Desde então, investigações da Polícia Civil do Rio e da PF tentam desvendar o papel que Ronnie Lessa teria como traficante de armas para facções criminosas do Rio de Janeiro.

O UOL tentou contato com o advogado de Ronnie e Elaine Lessa, mas não obteve retorno até o momento.