Topo

Esse conteúdo é antigo

Sucuri é flagrada trocando de pele debaixo d'água em Bonito (MS); veja

Do UOL, em São Paulo

08/08/2021 14h48Atualizada em 09/08/2021 10h57

O monitor ambiental Vilmar de Oliveira Teixeira, de 43 anos, flagrou uma cena inusitada em Bonito (MS) na quarta-feira (4). Em um passeio em um rio, ele avistou uma sucuri gigante trocando de pele embaixo d'água.

"Eu não toco nelas, mas tenho a sorte de encontrar embaixo de água. Essa aí que deu um grande relato", conta o monitor ao UOL.

Teixeira é da região e já trabalha há dez anos levando turistas para conhecer o local. O seu encantamento com as sucuris fez com que ele abrisse um canal no YouTube e, em novembro do ano passado, ele engatou nas publicações para registrar os encantos da fauna de Bonito.

"Eu fui estudando, pesquisando. Fazia os registros por lazer, e postava na internet por diversão. Um dia vi que tinha 5 mil inscritos no canal e isso me motivou a publicar mais."

As cenas de sucuri já não são novidade para Teixeira. Ele já fez o registro do réptil em diferentes momentos, até mesmo descansando ao tomar sol.

Eu aprendo com os biólogos que chegam aqui. Agora nem tenho medo, tenho respeito por elas, jamais as toco, mas filmo sempre."

Hoje, o canal de Teixeira, "Sucuri no Pantanal Bonito MS", já atingiu mais de 11 mil inscritos e o monitor ambiental promete publicar ainda mais conteúdos sobre as sucuris para levantar consciência acerca do animal.

"O objetivo é preservar o local. Mostrar que se você preserva, você consegue avistar animais grandes. A gente tem que manter essa cadeia equilibrada", defende.