Topo

Esse conteúdo é antigo

Bactéria multirresistente é detectada em unidade hospitalar no DF

Hospital Regional de Ceilândia  - Pedro Ventura/Divulgação Secretária de Saúde do DF
Hospital Regional de Ceilândia Imagem: Pedro Ventura/Divulgação Secretária de Saúde do DF

Do UOL, em São Paulo

25/08/2021 12h14Atualizada em 25/08/2021 15h15

Uma bactéria multirresistente foi detectada na unidade de neonatologia no Hospital Regional de Ceilândia, no Distrito Federal. Segundo a Secretaria de Saúde, o Núcleo de Controle de Infecção Hospitalar do local enviou um comunicado à Gerência de Risco em Serviços de Saúde nesta terça (23) informando a detecção da presença da bactéria Acinetobacter baumannii à Superintendência da Região de Saúde Oeste.

Ao todo, quatro casos de colonização foram detectados dentro da unidade e, no momento, os recém-nascidos se encontram estáveis. No caso de colonização, a bactéria é detectada no organismo do paciente, mas não apresenta infecção ou qualquer evolução de doenças. Nestes casos, geralmente não é preciso tratamento imediato.

A Secretária de Saúde ainda informou que, devido ao cenário, "não há necessidade de interrupção do fluxo de recebimento de pacientes" no momento.

Ainda, segundo o órgão, foram adotadas providências na unidade hospitalar para o controle da propagação da bactéria, como precaução de contato dos colonizados positivos, isolamento, reforço na higienização do local, dos profissionais e mães dos recém-nascidos, além da separação da equipe durante os atendimentos para assistir aos pacientes colonizados e não colonizados,

"Todas as medidas de controle e contenção de surto estão sendo tomadas em conjunto com a Gerência de Risco em Serviços de Saúde", informou o órgão em nota.